Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

Audiência pública sobre Guarda Municipal lotou plenário da Câmara de Vereadores

GeralSegurança

por Evandro Artuzzi

Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Audiência pública sobre Guarda Municipal lotou plenário da Câmara de Vereadores — vereador Zé Carlos Kniphoff (PDT) foi o autor do pedido para realização da audiência pública. Foto de divulgação
vereador Zé Carlos Kniphoff (PDT) foi o autor do pedido para realização da audiência pública. Foto de divulgação

O plenário da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão ficou lotado para a audiência pública que trata da criação da Guarda Municipal através da proposta enviada pelo Executivo Municipal ao Poder Legislativo. Diante das dúvidas que pairam sobre o projeto, o vereador Zé Carlos Kniphoff(PDT) apresentou um requerimento para realizar a audiência pública que foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores. Em sua fala, o vereador Zé Carlos questionou o impacto financeiro, quando da criação da Guarda, e de onde sairiam os recursos, que vão custear a manutenção da Guarda Municipal.

O prefeito Cleber Fontana(PSDB) fez questão de participar da audiência e em defesa do projeto, argumentou que fez um estudo dos custos e que eles estão dentro da realidade financeira do município. “Os recursos virão da economia que estamos fazendo em algumas áreas, com redução de secretarias e cargos comissionados, para poder sobrar dinheiro para aplicar onde realmente precisa”, explicou o prefeito.

[Grupo RBJ de Comunicação] Audiência pública sobre Guarda Municipal lotou plenário da Câmara de Vereadores — Capitão Rogério Pitz falou em nome da Polícia Militar e defendeu a criação da Guarda. Foto de divulgação
Capitão Rogério Pitz falou em nome da Polícia Militar e defendeu a criação da Guarda. Foto de divulgação

Na plateia, além da população, também participou as autoridades ligadas à segurança pública, que se posicionaram a favor da Guarda Municipal, tanto que ajudaram na elaboração da proposta enviada à Câmara. O capitão Rogério Pitz, comandante da 1ª Companhia do 21º Batalhão da Polícia Militar destacou que a Guarda não vai concorrer com a instituição policial. “A guarda não é concorrente com as atividades da Polícia Militar. Num primeiro momento ela poderia atuar, por exemplo, mais na parte preventiva, em locais onde a PM não se faz presente a todo o momento, como nos logradouros públicos.”

O delegado-chefe da 19ª Subdivisão Policial, Valderez Scalco confirmou que o custo e o investimento para a implantação da Guarda Municipal é alto, mas poderá auxiliar no combate a criminalidade. O comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros, Major Antonio Schinda, disse que os servidores da Guarda Municipal podem auxiliar em grandes eventos e ações da defesa civil, pois serão preparados para esta função, também.

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Audiência pública sobre Guarda Municipal lotou plenário da Câmara de Vereadores — Major Schinda, Corpo de Bombeiros, defendeu inclusive o uso da Guarda em ações de Defesa Civil. Foto de divulgação
Major Schinda, Corpo de Bombeiros, defendeu inclusive o uso da Guarda em ações de Defesa Civil. Foto de divulgação

Apesar das manifest6ações favoráveis a criação da Guarda, o vereador Zé Carlos Kniphoff, que é presidente da comissão de orçamento e finanças da Câmara e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, ainda tem preocupação com os custos do projeto e não ficou satisfeito com as explicações sobre orçamento e de onde será retirado o dinheiro para custear a Guarda Municipal, sendo salários, equipamentos, meios de locomoção e outras despesas mensais. Mesmo assim, o vereador não disse que é contrário a criação da Guarda, mas espera que nos próximos dias, a contabilidade da prefeitura repasse aos vereadores como ficará o impacto nas finanças do município, antes do projeto estar em pauta na sessão da Câmara.

A presidente do legislativo beltronense, Elenir Maciel(PP) agradeceu a todos os participantes e reiterou que as opiniões levantadas na audiência pública serão levadas em consideração para a votação dos vereadores, mas cabe a cada legislador conversar com os seus partidos e comunidade, para definir o voto sobre a criação ou não da Guarda Municipal. Nas redes sociais o assunto está gerando um amplo debate e deve ser colocado em pauta nos próximos dias.

Ao final da audiência, o prefeito Cleber Fontana se mostrou satisfeito com o andamento da proposta. “Foi um debate de alto nível, com grande participação da população e das autoridades da segurança pública, pessoas que realmente conhecem do assunto. Acredito que foram tiradas todas as dúvidas em relação ao projeto”, afirmou o prefeito.
A Câmara de Vereadores deve colocar em votação nas próximas sessões o projeto do Executivo. O prefeito está otimista quanto a sua aprovação e da viabilidade da proposta. “Eu não tenho dúvidas de que a guarda, em parceria com as demais forças de segurança, vão fazer um grande trabalho e trazer uma sensação melhor de segurança para a nossa população”, conclui.

Ouça reportagem Onda Sul FM….

Publicidade
Publicidade

Fotos: Everton Leite

Publicidade