Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Audiência pública em Capanema irá debater reabertura da Estrada do Colono

GeralMeio Ambiente

por Evandro Artuzzi

0Caminho do Colono
Publicidade

Acontece no próximo dia 15, em Capanema, a audiência pública convocada pela Alep (Assembleia Legislativa do Estado do Paraná) para discutir com a região a reabertura da Estrada do Colono. O trajeto de 17 km que cruza o Parque Nacional do Iguaçu é visto como uma importante alternativa de integração entre as regiões Oeste e Sudoeste e de desenvolvimento regional, mas está fechado em definitivo há cerca de 20 anos.

Lideranças do movimento em favor da reabertura da estrada se reuniram com o presidente da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), Mauro Cenci, para reforçar o convite à audiência. A reativação da estrada é um dos pleitos da Carta do Sudoeste 2018.

“Entendemos que a reabertura irá criar oportunidades de desenvolver os municípios próximos e, consequentemente toda a região. Pretendemos ter uma nova alternativa, mas conciliando a questão ambiental, criando um caminho ecológico, por isso é importante que a população esteja atenta e participe deste debate”, afirmou Cenci durante o encontro com o juiz de Direito Márcio Geron e o empresário Luis Fernando Luersen.

Projeto

Publicidade
Publicidade

Dois projetos de lei – um do ex deputado federal Assis do Couto e outro do senador Alvaro Dias – que buscavam revogar a abertura da estrada foram arquivados nos últimos anos. Desde fevereiro um novo projeto, este do deputado federal Nelsi Vermelho, que cria a unidade de conservação estrada-parque, tramita na Câmara Federal. O PL 984/2019 já recebeu aprovação da Comissão de Viação e Transportes e agora aguarda parecer da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Proposta

O movimento que defende a reabertura da estrada pretende tornar o trajeto um caminho ecológico: o acesso será restrito a veículos leves e somente de dia, pórticos e guaritas de observação serão construídos, a estrada será monitorada e com pavimentação ecológica. A ideia é que o caminho sirva também como um projeto permanente para educação ambiental da população vizinha e ajude a proteger o parque.

Audiência

Publicidade
Publicidade

A audiência é aberta à participação da população e de representantes de entidades. O debate será no dia 15, uma quinta, a partir das 19 horas e acontece no parque de exposições Armandio Guerra de Capanema. Ao longo do dia, lideranças irão debater a questão e visitar pontos da estrada. O evento é convocado pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia e pela Frente Parlamentar pela Reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono.

Fonte: Assessoria Amsop 

Publicidade