Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Audiência em Palmas esclareceu iniciativa pioneira no PR na área de segurança pública

Segurança

por

Publicidade

Proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho de Segurança (Conseg), Movimento Palmas Desenvolvida com o apoio dos poderes Executivo e Legislativo, Sindicato Rural, 15ª Cia de Engenharia Mecanizada, ACIPA e Patrulhar Mirim Escolar, aconteceu nesta terça-feira (07) uma Audiência Pública que discutiu e encaminhou ações para melhorar a situação da Cadeia Pública de Palmas, no sul do Paraná.

Com a presença de representantes da Associação e do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná, foi esclarecido que guarda de preso não é responsabilidade da Polícia Civil. A atribuição é do Departamento Penitenciário do Estado(DEPEN). O problema veio à tona após a tentativa de fuga e rebelião por 50 detentos, há poucos dias.

No entendimento do Delegado Victor Hugo Grotti os presos não são problemas dos servidores da delegacia, por isso buscou iniciativas juntos a entidades ligadas a segurança pública para fazer valer as prerrogativas previstas em leis, que o papel da Polícia Judiciaria é de investigar crimes e atender a população. O delegado chefe da 5ª Subdivisão Policial, Getúlio de Morais Vargas relatou que cadeia pública e delegacia são situações diferentes e que a comunidade precisa ter ciência da distinção de ambas.

O Diretor Jurídico da Associação dos Delegados, Pedro Felipe de Andrade, parabenizou as entidades organizadoras do evento, dizendo que o debate foi de fundamental importância e servirá de exemplo para o Estado. Por sua vez, o Presidente do Sindicato dos Delegados, Claudio Marques, argumentou que embora a responsabilidade seja do Estado a união de esforços da comunidade em busca de solucionar os problemas discutidos, faz a diferença na atualidade.

Publicidade
Publicidade

Ao final dos debates com duração de duas horas, foi proposta uma Ação Civil Pública para que o Governo do Estado efetive servidores concursados do DEPEM para cuidar Cadeia da Comarca. Já a estrutura de atendimento ao público e toda a parte administrava da Delegacia será transferida, nos próximos dias, para outro local até que ocorra a construção de uma estrutura própria para a Delegacia Cidadã, ficando o atual prédio destinado apenas para o sistema prisional.

O prefeito, Kosmos Panayotis Nicolaou, anunciou que a municipalidade se compromete em pagar os custos de aluguel do imóvel e fez a cedência de um terreno junto ao Complexo Judiciário para a construção da nova delegacia.

Publicidade