Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Audiência discutiu ocupação de fazenda em Abelardo Luz

Geral

por Ivan Cezar Fochzato

Publicidade

Foi realizada na terça-feira (01) no Fórum de Abelardo Luz, oeste de Santa Catarina, uma audiência entre trabalhadores rurais do Movimento Sem Terra, proprietários e o juiz agrário do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Na pauta, a situação da ocupação da Fazenda Papuã por 530 famílias desde o dia 13 de junho.

Conforme o coordenador estadual do movimento, João Maria de Oliveira, na audiência foi tratada da agilização do processo de posse pelos trabalhadores da área localizada entre os municípios de Abelardo Luz e Ipuaçu com aproximadamente 1.700 hectares que está em discussão na justiça quanto à propriedade.

Com  a intermediação do juiz  Rafael Sandi, durante seis horas foram negociadas várias questões e que  envolverão organismos governamentais em níveis estadual e federal para o estabelecimento de um acordo. Conforme o magistrado, ficou estabelecido que os proprietários iniciam  a  ação judicial ou administrativa para regularizar a condição de propriedade e o movimento permanece na área até 15 de janeiro de 2015 acompanhando esse processo. De outra parte MST,  Incra e Ministério Público acompanharão os procedimentos e fiscalizarão a integridade dos bens sobre a propriedade.

Publicidade