Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Assembleia autoriza obras para 11 hidrelétricas na região

EconomiaGeral

por redação

Publicidade

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na sessão plenária de segunda-feira (19), a construção de 28 empreendimentos energéticos no Estado. Na região de Palmas, sul paranaense, quatro projetos foram aprovados – PCH Foz do Estrela, em Coronel Domingos Soares, PCH do Tigre, PCH Canhadão e PCH Covó, em Mangueirinha.

[Grupo RBJ de Comunicação] Assembleia autoriza obras para 11 hidrelétricas na região — Local da PCH Foz do Estrela (Arquivo RBJ)
Local da PCH Foz do Estrela (Arquivo RBJ)

Todos os empreendimentos já detém da Licença Prévia emitida pelo Instituto Ambiental do Paraná. Na região Sudoeste, são 7 projetos – PCH Foz do Santana, entre Itapejara D’Oeste e São João; CGH Generoso, em Cruzeiro do Iguaçu; CGH do Lontra, em Salto do Lontra; CGH Nossa Senhora de Lurdes, em Realeza; PCH Jacaré, entre Francisco Beltrão e Bom Sucesso do Sul, PCH Bela Vista, entre Verê e São João, PCH Vila Galupo, entre Francisco Beltrão e Bom Sucesso do Sul.

O maior projeto, em geração de energia, deverá ser a PCH Foz do Estrela, no rio Iratim, que gerará 29,8 MW. No último mês de maio, a Brookfield Energia Renovável anunciou o recebimento da Licença Prévia para construção da Pequena Central Hidrelétrica. Após o recebimento da Licença Prévia, a empresa já requereu junto ao IAP, a Licença de Instalação e a autorização florestal para desmate, para o andamento do projeto.

A barragem para formação do reservatório terá 292 metros de extensão entre as margens do rio e 46 metros de altura máxima. O lago da PCH terá 181 hectares de área, sendo que 47 hectares representam o leito natural do rio. A área inundada será de 134 hectares. Não há informações sobre o montante a ser investido no empreendimento. Para a integração da usina ao sistema de transmissão de energia elétrica será construída a Linha de Transmissão de 138kv com cerca de 50 km de extensão, ligando a subestação da PCH Foz do Estrela até a subestação de Palmas.

Publicidade
Publicidade

Saiba mais –Projeto de Lei nº 549/15

 

 

Publicidade