Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
20 de maio de 2024
Rádios

Arcebispos e bispos do Paraná em visita ao Vaticano

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

Publicidade

Por Luiz Carlos Bittencourt

 

      Os arcebispos e bispos do Regional Sul II da CNBB, Estado do Paraná, estarão em Roma, dos dias 4 a 13 de novembro, para a visita “ad limina”. A Visita ad limina, ou mais exatamente a visita “ad limina apostolorum” (em português: “visita aos túmulos dos Apóstolos”) é uma obrigação dos bispos diocesanos e outros prelados da Igreja Católica, de a cada 5 anos se encontrarem com o Papa, visitando os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma.
      Nesse encontro os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das suas dioceses e ouvem a apreciação e os conselhos do Papa sobre elas. Nesse período são marcadas várias reuniões nos dicastérios do Vaticano (Congregações, Pontifícios Conselhos e Tribunais).
O Regional Sul II é o penúltimo dos 17 regionais da CNBB a realizar a visita. O último será o Centro-Oeste. Participarão 23 bispos, 21 de Paraná e 2 de São Paulo (Dom Vicente Costa, bispo de Jundiaí e Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo de Bragança Paulista, que pertenciam ao Regional Sul II).
      Já está confirmada a seguinte agenda: no dia 4 os bispos serão recebidos pela Comissão para a América Latina (CAL) e pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e celebrarão a eucaristia na Basílica Santa Maria Maior, presidida por Dom Anuar Batistti. No dia 5, pela manhã, celebrarão a eucaristia na Basílica São Pedro, no altar do sepulcro de São Pedro, presidida por Dom Moacyr José Vitti, e serão recebidos no Tribunal da Assinatura Apostólica e pelos Pontifícios Conselhos para os Leigos e para a Família. No dia 6 de novembro os bispos visitarão a Congregação para o Culto Divino. No dia 8 visitarão a Congregação para os Bispos e o Pontifício Conselho para a Saúde e celebrarão santa missa na Basílica São Paulo Fora dos Muros, presidida por Dom Orlando Brandes. Dia 9 os bispos serão recebidos pelas Congregações para o Clero e Doutrina da Fé e pelo Pontifício Conselho para a Justiça e a Paz. No dia 10 é a vez da Congregação para a Educação Católica e o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais e celebrarão, dia 11, santa missa na Basílica São João de Latrão, presidida por Dom Mauro Aparecido dos Santos.
      Em cada dicastério um dos bispos fará a saudação inicial e, em seguida, seguirá um diálogo para aprofundamento de tema específico ou esclarecimentos sobre algum aspecto apresentado nos relatórios de cada diocese. Os bispos serão recebidos pessoalmente pelo Papa Bento XVI em agenda a ser definida pela Casa Pontifícia.
      O Bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, Dom José Antonio Peruzzo, também estará participando da visita ao Vaticano e terá oportunidade de um momento especial quando será recebido pelo Papa Bento XVI.

 

Publicidade