Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de maio de 2024
Rádios

Árbitro Anderson Guimarães fará parte do quadro nacional da CBF

Esporte

por Ludimar Fontana

Anderson Guimarães
Publicidade

Foi realizado no último sábado, dia 24, em Curitiba, pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF, os testes físico e teórico para árbitros da FPF, tanto para o que já pertencem, como para os que pretendiam fazer parte do quadro nacional. Ao final das avaliações o árbitro de Coronel Domingos Soares, Anderson Iraci Guimarães, foi um dos três aprovados com nota 9,5 no teste teórico e 10,0 no teste físico.

Agora treze árbitros do Paraná compõem o seleto grupo de 202 árbitros da CBF. Dos treze, oito são de Curitiba, Foz do Iguaçu (1), Londrina (1), Maringá (1), Irati (1) e agora Coronel Domingos Soares.

Natural de Palmas, Anderson acabou marcando história na região, sendo o primeiro árbitro de Futebol de Campo a alcançar o quadro nacional da CBF. “Primeiramente gostaria de agradecer a Deus, minha esposa Sabrina e todos meus amigos que me apoiaram todos esses anos, enfim chegou o grande dia CBF na arbitragem de futebol”, comemorou.

Estes testes, capacitam os profissionais para trabalharem nas competições organizadas pela CBF. Inicialmente, houve o teste teórico com 20 questões sobre livro de regras, Estatuto do Torcedor e o Código de Justiça Desportiva. Foram incluídas 126 questões sobre personalidade e outros testes.

Os reprovados ainda terão mais uma chance de realizar os testes, por isso, a homologação final da CBF só deve sair em alguns meses. “Não posso deixar de citar meus companheiros de arbitragem Flavio Hupalo e Cristiano Lombardi que num ato de humildade anos atrás resolvemos montar um trio, assim eu ficando de árbitro e ambos de meus assistentes muito obrigado”, agradeceu Guimarães.

Foram anos de dedicação de muitos estudos, parte física, psicológica e muitas dificuldades para, enfim, comemorar este feito “Venci todos meus desafios, agradeço a confiança da nossa comissão de arbitragem do Paraná pela indicação através do seu Afonso, Anderson Gonçalves e Abreu”, destacou. “Agradeço todos os colegas de arbitragem em especial Rodrigo Jesus Batista de Souza Edenilson Dangui”, finalizou.

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade