Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
30 de abril de 2024
Rádios

APL de Alumínio pleiteará certificação do Inmetro

Geral

por Everton Leite

Publicidade

Dezesseis empresas beltronenses que produzem utensílios de alumínio e que integram o Arranjo Produtivo Local (APL) do setor serão beneficiadas com incentivos financeiros da Prefeitura, através do Sebrae, para a certificação dos produtos junto ao Inmetro. Em reunião nesta semana, a entidade apresentou a realidade do setor – que emprega mais de 500 pessoas somente em Beltrão – e o diferencial que a certificação trará aos produtos da região.

“O que pretendemos é assegurar a permanência e a competitividade das empresas beltronenses no mercado nacional de alumínio por meio do Sebrae, que auxiliará no processo de certificação”, explicou o prefeito Antonio Cantelmo Neto. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Jovelina Chaves, e o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Eduardo Scirea, também acompanharam o encontro.

Uma portaria federal estabelece a certificação de utensílios domésticos em alumínio. Todas as empresas do setor terão que se adequar ao padrão nacional de qualidade, realizando pré-testes e testes em laboratórios credenciados ao Inmetro, além da certificação junto a uma OCP (Organismo de Certificação de Produtos).

Todo esse processo, além de burocrático, tem um elevado custo para as empresas, mas abrirá novos mercados para os produtos locais, segundo avalia o coordenador do APL, Ademar Pastre. “A certificação é uma exigência que beneficia os consumidores, que poderão ter acesso a produtos com padrão de qualidade, e que também possibilitará a expansão de mercado, inclusive para exportação das empresas que estiverem regularizadas”, diz.  

Publicidade