Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

Aos 71 anos, morre em São João presidente da Coasul Paulino Capelin Fachin

Morte ocorreu por volta das 18 horas desta quinta-feira (8).

Geral

por Evandro Artuzzi

unnamed
Foto de divulgação Ocepar
Publicidade

O presidente da Coasul (Cooperativa Agroindustrial), Paulino Capelin Facchin, de 71 anos, morreu na noite desta quinta-feira (8). Ele estava afastado da presidência da cooperativa para tratamento de saúde. Paulino Fachin foi um dos principais incentivadores do cooperativismo no Sudoeste do Paraná, estando a frente de uma das principais cooperativas do Estado.

Paulino Capelin Fachin nasceu em São João em 15 de abril de 1950, filho de Pedro Fachin e Ermelinda Capelin Fachin, naturais de Maximiliano de Almeida (RS). Cresceu na Comunidade de Dois Irmãos, onde se dedicou desde cedo à agricultura junto da família. Ainda jovem, demonstrou senso administrativo, visão empreendedora e capacidade de interagir na comunidade. Em 1969, associou-se a Coasul. Em 1972 casou com Marlene Lúcia Fachin com quem teve três filhos. Na agricultura foi destaque, sendo pioneiro na mecanização, na conservação do solo e na introdução do plantio direto.

Nos anos de 1974 e 1975 foi eleito conselheiro fiscal da Coasul. Em 1976 deixou o cargo e foi colher arroz para terceiros em São Gabriel (MS). Após um tempo retornou para São João, isso às vésperas da assembleia da Coasul, que tinha duas chapas prontas. Os titulares, quando souberam de seu retorno foram à sua casa, estes desistindo para apoiá-lo no cargo de presidente. Inicialmente não houve aceitação por parte dele e da família, mas em seguida acabou aceitando e Paulino encabeçou uma chapa de consenso para a presidência, dando início a sua história no comando da Coasul.

Publicidade