Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
30 de abril de 2024
Rádios

Água dos lagos de Francisco Beltrão passam por análises

GeralMeio Ambiente

por Everton Leite

agau
Publicidade

Está em boas condições a água dos lagos municipais de Francisco Beltrão. É o que apontou a análise realizada nesta semana pela secretaria municipal de Meio Ambiente, com apoio da Sanepar. Foram monitorados os parâmetros de Oxigênio Dissolvido (OD), pH e temperatura na entrada e saída da água. Foram avaliados os lagos dos bairros Alvorada, Padre Ulrico, Industrial e Pinheirinho.

Os testes foram realizados pela química da Sanepar, Eliane Locatelli Alves, e pelo biólogo e Secretário de Meio Ambiente, Adriano David. “Os valores encontrados foram satisfatórios e apontam boa qualidade da água para fauna aquática”, informa Adriano. Também relata que a análise é importante, pois é necessário ter o panorama atualizado sobre a qualidade da água.

Citando dados técnicos, ele comenta que os parâmetros mínimos para Oxigênio Dissolvido (OD) é a partir de 5,0 ml/L. A média encontrada variou de 7,7 a 12,2. No quesito temperatura, ficou entre 29º e 31º entre as 14h30 e as 15h30. O ideal nesta faixa horária é de 24º a 32º. Por último, o pH, que é indicador de acidez e alcalinidade na água, ficou entre 7,55 e 9,54, sendo de 6,0 a 9,0 os parâmetros são ideais.

Adriano também faz um alerta, pois os maiores valores de pH ficaram para o Parque Alvorada, o que, segundo ele, pode ser um indicador de excesso de alimentação ofertada aos peixes, animais e aves pela população que visita o parque. Ele explica que a prefeitura, através da secretaria de Viação Obras, responsável pela manutenção dos parques e praças, fornece ração diariamente em todos os lagos, não sendo necessário que os visitantes também alimentem.

Publicidade
Publicidade

 

fonte: Assessoria

Publicidade