Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Agricultores do sudoeste contabilizam perdas causadas pela chuva

AgriculturaGeral

por Guilherme Zimermann

Publicidade

Além dos estragos nas cidades, as chuvas do último mês trouxeram muitos prejuízos também aos agricultores do Paraná. Na região sudoeste, os produtores de leite, em decorrência das péssimas condições das estradas, não conseguem escoar a produção e os criadores de aves e suínos não conseguem receber a alimentação para os animas.

Quem decidiu investir no feijão, já está contabilizando as perdas.  As chuvas causaram uma queda de 14% na produção estimada, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral). Mesmo assim, a colheita deverá ser 23% maior que no ano passado, em virtude do aumento na área plantada. Outra preocupação com relação ao feijão é a grande oferta no mercado. O preço, que hoje gira em torno de R$ 93,05 a saca de feijão preto e R$ 62,21 para o feijão de cor, deverá cair nas próximas semanas.

Os municípios mais afetados foram Capanema, Realeza, Capitão Leônidas Marquês e Nova Prata do Iguaçu. A situação se agravou quando a Copel operou a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica Salto Caxias e a água invadiu e destruiu casas, plantações, benfeitorias e estradas.

Publicidade