Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

Adapar inicia fiscalização dos produtores rurais que não cadastraram o rebanho

Prazo de dois meses para a atualização cadastral terminou em 30 de junho

Cotidiano

por Angela Maria

news_interna_JAJA0210_copy
Campanha de vacinação febre aftosa. Campo Largo, 09/05/2019 Foto:Jaelson Lucas / ANPr
Publicidade

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) iniciou nesta semana a busca ativa de propriedades sobre as quais não há registro de atualização cadastral de rebanho. Elas serão notificadas para regularizar a situação, sob risco de multa. Além disso, não poderão emitir Guia de Trânsito Animal (GTA), com vistas à movimentação entre propriedades ou abate.

O prazo da campanha de cadastro encerrou-se em 30 de junho. Os proprietários tiveram dois meses para acessar o sistema online disponível no site da Adapar ou procurar algum ponto físico, como as unidades locais da agência, sindicatos rurais ou prefeituras, para realizar o processo.

O médico veterinário e fiscal de defesa agropecuária da Adapar de Francisco Beltrão, Fábio Monteiro, alerta os produtores para a importância da atualização mesmo com o prazo expirado, já que o Paraná é área livre de vacinação desde maio.

“O produtor tem que ter conciência que até pouco tempo atras o rebanho era vacinado, então o animal tinha proteção para a entrada do vírus, a partir de agora nós não temos essa proteção vacinal, então mais do que nunca é importante saber o rebanho que nós temos e como ele se comporta”.

Publicidade
Publicidade

Os produtores que ainda não fizeram a atualização do rebanho têm, agora, apenas a opção de efetivá-la em uma das unidades locais da Adapar. Aqui em Francisco Beltrão a unidade está localizada na rua Tenente Camargo, 1312 – bairro Pres. Kennedy.

Publicidade