Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
17 de maio de 2024
Rádios

Acadêmicos do IFPR Palmas serão avaliados pelo Enade 2016

Educação e Cultura

por redação

Publicidade

Acadêmicos dos cursos de Agronomia, Educação Física, Enfermagem e Farmácia do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Câmpus Palmas, Sul do Estado, preparam-se para as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). As diretrizes da avaliação, publicadas na última semana pelo Ministério da Educação (MEC), referem-se às competências, conhecimentos e habilidades a serem aferidos.

O Enade é obrigatório para concluintes de bacharelado com expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 e que já tenham concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição. Também devem realizar o exame estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2016 e que tenham cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição.

Com duração de quatro horas, as provas serão realizadas em 20 de novembro, às 13h. Os estudantes de todos os cursos a serem avaliados farão prova de formação geral, com dez questões — duas discursivas e oito de múltipla escolha. Nas provas específicas, serão 30 questões, três delas discursivas e 27 de múltipla escolha. O IFPR é o responsável pela inscrição dos estudantes habilitados para o exame, o que deve ser feito entre 6 de julho e 7 de agosto.

Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo é aferir o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação a partir das referências de competências, habilidades e atitudes definidas nas diretrizes que organizam cada curso. O sistema é composto ainda pelo conceito preliminar de curso (CPC) e pelo índice geral de cursos (IGC), que aferem, respectivamente, a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior.

Publicidade