Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
09 de maio de 2024
Rádios

Abastecimento em Francisco Beltrão segue em processo de recuperação

A previsão é de que a normalização em toda a cidade ocorra durante a madrugada de domingo (3)

Geral

por Deise Bach

SANEPAR – ABASTECIMENTO
Foto: Patrick Rodrigues
Publicidade

A Sanepar informou por meio de nota, que neste sábado (2), o sistema de abastecimento de água em Francisco Beltrão continua em recuperação. Por volta das 21 horas de ontem, foi preciso parar novamente a produção devido a um pico do índice de turbidez do rio. O processo foi retomado em torno da meia-noite. A previsão é de que a normalização em toda a cidade ocorra durante a madrugada de domingo (3).

No meio da tarde deste sábado, poderá haver baixa pressão e até mesmo falta de água na região dos bairros Terra Nossa, Padre Ulrico, Loteamento Nortão, Loteamento Santana, parte alta do bairro Sadia, Recanto Verde, Loteamento Scott, Loteamento São José, Monte Rei, Abdala, alto da Júlio, Loteamento Perin e Luther King.

As manobras no sistema de distribuição têm o objetivo de recuperar os níveis dos reservatórios e assegurar que todas as regiões da cidade sejam abastecidas de forma igualitária.

Desde quinta-feira, as chuvas elevaram a turbidez do rio, tornando mais lento o processo de tratamento da água. A redução da produção, aliada às altas temperaturas que geram mais consumo, está dificultado a normalização do abastecimento. A Sanepar tem feito todos os esforços para a retomada da produção e distribuição de água na cidade.

Publicidade
Publicidade

Neste momento, é imprescindível a cooperação de todos. A água deve ser priorizada para a alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, lavagens de carros, calçadas e roupas precisam ser postergadas até que a situação volte à normalidade.

Só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

Publicidade