Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
17 de maio de 2024
Rádios

A realidade de quem vive nas ruas de Palmas

Um morador de rua relatou ao Jornalismo da Rádio Club os desafios do dia a dia.

Geral

por Guilherme Zimermann

Publicidade

Nesta quinta-feira (19), é celebrado o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Segundo dados do governo estadual, o Paraná tem quase 9 mil pessoas em situação de rua. Em todo o país, conforme números do Ministério da Cidadania, seriam aproximadamente 520 mil.

Em Palmas, a Secretaria Municipal de Assistência Social estima que mais de 20 pessoas vivem em situação de rua. A equipe de reportagem da Rádio Club FM conversou com um desses moradores. Eliseu José dos Santos, 55 anos, relatou os desafios do dia a dia para quem vive na rua e o que o levou a estar perambulado pelas ruas há três meses.

Segundo ele, desavenças com familiares o levaram a sair de casa para viver nas ruas. Ele relata que o frio dos últimos dias é o que mais tem causado sofrimento. Quanto à alimentação, afirma receber ajuda.

Quando está na companhia de outros moradores de rua, conta que o principal meio de passar o tempo é a bebida. Ele diz que já tentou procurar seus familiares para retornar à sua casa, mas não foi aceito. “Se eu pudesse eu retornava… Em dois minutos eu ‘tava’ em casa”, lamenta. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

Publicidade