Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
30 de abril de 2024
Rádios

“Pastoral Presbiteral” foi tema de encontro dos Padres em Francisco Beltrão

Teve a presença dos padres de 10 a 20 anos de ordenação sacerdotal.

Religião

por Luiz Carlos

1
Publicidade

Na terça-feira, 18 de maio, na Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão, a Diocese realizou encontro dos padres com 10 a 20 anos de ordenação sacerdotal, com a temática central a “A Pastoral Presbiteral” o evento aconteceu sob a coordenação do Pe. Emerson Detoni (Coordenador do Clero), teve a presença de Dom Edgar Xavier Ertl (Bispo Diocesano).

Diz Padre Emerson Detoni – Coordenador do Clero – que está em continuidade o trabalho de fortalecimento da Pastoral Presbiteral, no cuidado e na fraternidade. Ressalta que será formada a coordenação da Pastoral Presbiteral, com um representante de cada faixa etária, para propor ações de acompanhamento, de cuidado e auxílio aos nossos padres, nas mais diversas situações que se encontram em todas as dimensões: espiritual, humana e intelectual, aquilo que a Igreja fala de formação permanente”.

A comunidade tem participação importante no apoio e cuidado dos padres, ressalta Pe. Emerson: “Ao mesmo tempo em que o padre cuida da comunidade que lhe é confiada, a comunidade também deve cuidar do padre. Deve existir essa reciprocidade entre o pastor e as ovelhas”.

Publicidade
Publicidade

Para dom Edgar Ertl, a comunhão entre os presbíteros é guiada pelo Cristo Bom Pastor: “Essa pastoral favorece a comunhão, a cumplicidade e o cuidado de que devemos ter uns pelos outros. O presbitério forma uma família, para falarmos de nossos sentimentos, alegrias, preocupações, realizações diante do trabalho. Essa é uma orientação da CNBB”.

Publicidade