Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
30 de abril de 2024
Rádios

Abelardo Luz registra novas mortes de macacos com suspeita de febre amarela

GeralSaúde

por Guilherme Zimermann

131381989_773846323321018_2341173393870307505_o
Publicidade

O Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Abelardo Luz, Oeste de Santa Catarina, registrou na última semana mais três casos de mortes de macacos-prego com suspeita de febre amarela. Com isso, sobe para nove o total de animais já encontrados no interior do município.

O último macaco foi encontrado na quinta-feira (10) na região da comunidade Pagliosa. A informação foi divulgada pelo proprietário do sítio e devido ao estado avançado de decomposição do animal não foi possível realizar a coleta de material para exames.

Dos novos animais encontrados apenas três foi possível fazer a coleta de vísceras para exames laboratoriais. Nenhum resultado de exame saiu até o momento.

A responsável pela Vigilância Epidemiológica, Rosane Ribeiro, orienta a população procurar as unidades de saúde para receber a vacina e tomar cuidado com mosquitos quando estiver em áreas de mata.

Publicidade
Publicidade

O setor reforça que febre amarela é transmitida por mosquitos e não pelos macacos. Quando um animal morre por causa da doença, existe a indicação de que na região existem insetos infectados com o vírus.

Fonte: Prefeitura de Abelardo Luz

Publicidade