Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
17 de junho de 2024
Rádios
Publicidade

Justiça determina afastamento de conselheiras tutelares de Cel. Domingos Soares

Geral

por Guilherme Zimermann

juri
Publicidade

A partir de Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, através da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Palmas, a juíza da Vara da Infância e da Juventude, Tatiane Bueno Gomes, determinou o afastamento de Eronilda de Abreu e Rosane Fabricio Cortes das funções de conselheiras tutelares em Coronel Domingos Soares.

Conforme a ação, em diversas ocasiões durante o mandato, ambas mantiveram condutas incompatíveis com o exercício de suas funções, “sendo negligentes e omissas em relação ao cumprimento de seus deveres funcionais e, em outras várias vezes, sendo elas as próprias violadoras dos direitos que, por lei, deveriam proteger e resguardar”.

Diante disso, a magistrada determinou o “imediato afastamento” e a “suspensão das remunerações  das requeridas do exercício das funções de Conselheiras Tutelares”.

Ainda na decisão, o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Coronel Domingos Soares deve proceder a imediata nomeação dos suplentes às vagas antes exercidas pelas conselheiras.

Publicidade
Publicidade

A magistrada também determinou a citação das requeridas para “apresentarem contestação sob de confissão dos fatos apresentados na inicial”.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes,Valdir Castanha, informou ao Departamento de Jornalismo da Rádio Club, que a entidade já recebeu a determinação do Judiciário e que uma reunião, com todos os membros do Conselho, foi convocada para esta quarta-feira (23), para dar encaminhamento à decisão, com a nomeação dos suplentes. Informou ainda que as requeridas foram notificadas e já não respondem mais pelas funções.

*Matéria atualizada às 10h30

Publicidade
Publicidade