Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de abril de 2024
Rádios

Justiça Federal concede liminar de reintegração de posse de fazenda em Palmas

GeralSegurança

por Ivan Cezar Fochzato

Publicidade

A Justiça Federal concedeu liminar de reintegração de posse para o agricultor, Miguel Angelo Kovati, proprietário da  fazenda Santa Maria que foi ocupada por índios Kaingangs da Terra Indígena de Palmas, sul do Paraná. A decisão ocorreu na noite da mesma data da ocupação na última quinta-feira(10). A Funai – Fundação Nacional do Índio e Ministério Publico Federal deverão entrar com recurso contra a decisão. É a segunda reintegração de posse desde 2011 quando ocorreu a primeira invasão.

A chamada retomada pelos índios ocorreu a partir de um laudo antropológico apresentado pela FUNAI que sinalizou que os 90 alqueires fazem parte do território indígena de Palmas. Com base no documento, desde desde o dia 20 de setembro, ameaçavam invadir a área para cultivar a terra. O atual detentor do título de propriedade teme prejuízos com a lavoura de trigo e danos a infraestrutura da propriedade.

Conforme o Juiz Substituto, Inezil Penna Marinho Junior, da Justiça Federal de Pato Branco, referindo-se ao procedimento de 2011, destaca que o anterior ajuizamento da reintegração de posse julgada procedente, demonstra que o autor exerce a posse do local há longo período. Na ação, o Juiz recomenda cautela no cumprimento da ordem de reintegração de posse, lembrando que na primeira decisão, o mesmo grupo que invadiu a área só saiu do local após forte intervenção da força policial.

Salientou que o cumprimento do mandado pelo Oficial de Justiça, Polícia Federal e Polícia Militar deverá ocorrer somente após a força policial disponibilizar os meios necessários, de modo a preservar a integridade física de todos os envolvidos.

Publicidade
Publicidade

De outra parte, o Cacique que está liderança o movimento, Maurí dos Santos Oliveira, informou na manhã desta segunda-feira(13) através da Rádio Club AM, que já tomou conhecimento da Liminar e que a comunidade já acionou o procurador da Funai e do Ministério Público Federal, que deverão ingressar com recurso contra a decisão ainda hoje(10).

Conforme ele, caso haja a reintegração determinada pela justiça, os índios deixarão o local e montarão acampamento na divisa de suas terras com a requerida fazenda até que haja o julgamento do recurso.Conforme o cacique todas as decisões judiciais serão respeitadas e negou que os índios tenham agido violentamente durante a chamada retomada e nem que estava armados. “Nós não queremos prejudicar ninguém e defendemos que o proprietário seja indenizado pelo governo federal. Estamos amparados pela Constituição e continuaremos lutando”, destacou ele.

Publicidade