Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
08 de maio de 2024
Rádios

15ª Cia completa esse mês 33 anos em Palmas

GeralSegurança

por redação

Publicidade

No próximo dia 18 a 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, completará 33 anos de história no município de Palmas, sul do Paraná. Várias atividades serão desenvolvidas e envolverão a comunidade.

Inserida no processo de transformação do Exército Brasileiro, a 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada vem realizando experimentações e estudos doutrinários, com o objetivo de criar as condições necessárias para proporcionar um apoio eficaz à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, Grande Unidade precursora da Infantaria Mecanizada.

HISTÓRICO DA 15ª CIA E CMB MEC

A 15ª Companhia de Engenharia de Combate, localizada na cidade de Palmas, no Sudoeste do Estado do Paraná, atualmente está subordinada à 15ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada na cidade de Cascavel.

Publicidade
Publicidade

Criada através da Portaria Ministerial N° 74-Res, de 18 de Agosto de 1982, a Soberana dos Campos de Palmas, assim chamada, por ser a única unidade de Engenharia da Força Terrestre na região, teve a sua instalação efetuada em 01 de janeiro de 1983, no quartel do extinto 2° Esquadrão Independente de Cavalaria, quando o Capitão de Engenharia Oswaldo de Jesus Ferreira o recebeu do Major Veterinário Roberto Alves Barreto.

Desde sua criação até março de 1985, a Companhia esteve subordinada ao 5° Batalhão de Engenharia de Combate, sediado na cidade de Porto União – SC, com a denominação de 15ª Companhia de Engenharia de Combate (Núcleo).

Em junho de 1983, inicia-se a construção dos 64.800 m2 do seu lago artificial, destinado a atender a instrução e ao adestramento de seus integrantes nos trabalhos de pontagem.

Em outubro de 1984, a Companhia deixa de ser núcleo e a partir de 01 de março de 1985, com a denominação de 15ª Companhia de Engenharia de Combate, passa a estar subordinada à 15ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Publicidade
Publicidade

Ao longo de sua existência, a Soberana dos Campos de Palmas cumpriu diversas atividades no contexto da missão geral do Exército Brasileiro, valendo-se da grande colaboração do amigo Valdemar Blendlin, que deixou muita saudade à família militar Soberana, em 27 de julho de 1989.

Ao longo de sua existência, a Soberana dos Campos de Palmas cumpriu diversas atividades no contexto da missão geral do Exército Brasileiro (EB). Além das instruções normais relativas ao apoio da Engenharia às Unidades da Brigadas e as inerentes à garantia da lei e da ordem, cumpriu missões de cooperação com a Defesa Civil na cidade de Palmas e circunvizinhança, prestando socorro às vítimas de catástrofes naturais, o que contribuiu para sua aproximação com a comunidade civil.

Em 1996, a companhia iniciou sua participação em missões de paz enviado três militares para integrar a UNAVEM III, missão de paz da ONU em Angola, com duração de seis meses.

De 2008 a 2013, 20 militares da 15ª Cia E Cmb Mec participaram da missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti, em diferentes contingentes. Atualmente, dois militares integram o 23º contingente e um encontra-se em fase de preparação para compor o 24º contingente, ainda este ano.

Publicidade
Publicidade

Desde agosto de 2011, participou de quatro edições da Operação Ághata. Com o efetivo de um pelotão, atuou em pontos estratégicos da fronteira terrestre brasileiro, principalmente na região de limite com o Paraguai e a Argentina, cumprindo missões de prevenção e repressão às ações de criminoso.

Durante a Copa do Mundo FIFA 2014, a Companhia atuou com um pelotão na cidade de foz do Iguaçu (PR), sede da seleção da Coreia. O efetivo foi empregado como tropa especializada em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, utilizado equipamentos de última geração.

Durante os meses de dezembro de 2014 a março de 2015, 17 militares da 15ª Cia E Cmb Mec fizeram parte do 5º Contingente da Operação São Francisco, ocupando o Complexo da Comunidades da Maré e atuando como Força de Pacificação, em missão de Garantia da lei e da ordem (GLO).

A 15ª Cia E Cmb Mec também faz parte do projeto Sistema Integrado de Monitorando de Fronteira (SISFRON). A inserção de tecnologia e o aumento da capacidade operacional possibilitará uma melhoria nas operações de GLO e nas ações subsidiárias, permitindo melhores condições de apoio às atividades de vigilância de nossas fronteiras.

Publicidade
Publicidade

Presente no Projeto Estratégico Obtenção da Capacidade Operacional Plena (OCOP), vem acorrendo o recompletamento de seu Quadro de Dotação de Material (QDM) e a modernização de novas viaturas operacionais.

Hoje, após trinta e três anos na região, a 15ª Companhia de engenharia de Combate Mecanizada integra a comunidade Palmense, a quem apoia e de quem recebe apoio incondicional, tornando-se inclusive parte desta.

Generalidades

A 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, localizada na cidade de Palmas, no Sudoeste do Estado do Paraná, atualmente está subordinada à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, sediada na cidade de Cascavel-PR.

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade