Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
06 de maio de 2024
Rádios

Vigilância Sanitária de Francisco Beltrão alerta sobre proibição de cigarro eletrônico

GeralSaúde

por Islan Roque

images
Publicidade

A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão emitiu um alerta reforçando a necessidade do cumprimento da lei que proíbe o uso e comercialização de cigarros eletrônicos. Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), editada em 2009, proíbe a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarros eletrônicos, e-cigaretes, e-ciggy, ecigar, entre outros, especialmente os que aleguem substituição de cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo e similares no hábito de fumar ou objetivem alternativa no tratamento do tabagismo.

Durante entrevista a Rádio Onda Sul FM, a inspetora da Vigilância Sanitária de Francisco Beltrão, Thalita Schmoller, disse que a comercialização configura infração a legislação sanitária federal e quem estiver comercializando esses produtos, pode sofrer penalidades. “Quem estiver comercializando esse produto, um produto sem registro, pode sofrer várias penalidades, como: apreensão de produtos, pode sofrer multas também, vai responder um processo administrativo sanitário na secretaria de saúde e quem estiver fazendo o uso em local público também. Nós temos toda a questão da lei anti fumo, que em locais públicos não são permitidos o consumo de produtos fumígenos, que não pode comercializar e nem é permitido a utilização deles em locais público de aglomeração de pessoas, locais coletivos”.

Segundo, Thalita, o equipamento surgiu como uma promessa de auxílio para quem deseja parar de fumar. “O problema é que não existem estudos que comprovam a segurança na utilização do produto. Outra questão que preocupa é o poder do produto para atrair usuários jovens, instigando o hábito de fumar. A alegação de trazer menos risco à saúde transmite a falsa sensação de segurança e pode induzir não fumantes a aderirem ao cigarro eletrônico”.

Confira o áudio da entrevista na íntegra:

Publicidade
Publicidade

Redação RBJ, com informações da Assessoria PM

Publicidade