Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de abril de 2024
Rádios

Vereador de Abelardo Luz tem direito de manifestação cassado

Política

por Ivan Cezar Fochzato

Publicidade

Em uma decisão pouco comum, a Câmara de Vereadores do município de Abelardo Luz, Oeste de Santa Catarina, suspendeu por 70 dias o direito de falar em tribuna livre o vereador Vilmar Timótio Rosa de Oliveira – Maluf- (PSD) por quebra de decoro parlamentar. O plenário decidiu por seis votos a quatro, pela aprovação do Relatório Final da Comissão de Ética.

Conforme a assessoria da Câmara, a representação foi movida pelo Partido dos Trabalhadores (PT) que pedia a suspensão da fala por seis meses, alegando que o vereador teria violado e descumprido o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Casa Legislativa, em dois pronunciamentos onde teria questionado o voto contrário de cada vereador em relação a pedido de informação sobre as obras de uma praça da cidade.

Ao se defender da penalização, o vereador criticou a decisão enfatizando que a medida contraria a Democracia. “O que vocês estão fazendo hoje é um afronto à democracia do nosso Brasil, do nosso País.  Os senhores estão querendo colocar na ‘marra’, porque vocês tem a maioria no poder, nesse momento nessa casa, onde tem a maioria da questão da Ética deste parlamento. E eu discordo muito disso, porque defendo o interesse público e sou questionado por isso. O sentimento é uma frustração muito grande ver os senhores questionar uma pessoa que defende a voz do povo”, enfatizou o suspenso, que voltará a fazer uso da palavra somente na primeira sessão do mês de setembro.

Publicidade