Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de maio de 2024
Rádios

Aeromodelistas reclamam de vandalismo

Educação e CulturaEsporteMeio AmbienteSegurança

por redação

Publicidade

Poucas pessoas sabem a real situação que se encontra o local para prática de aeromodelismo em Francisco Beltrão. O local está sofrendo constantemente vandalismo, e os praticantes da modalidade estão preocupados com a situação, tanto que estão cogitando devolver o local para a prefeitura, antes que os custos aumentem.

[Grupo RBJ de Comunicação] Aeromodelistas reclamam de vandalismo — IMG_20151212_161252741
IMG_20151212_161252741
Os aeromodelistas responsáveis pela manutenção da estrutura localizada no antigo Frigobel no bairro Padre Ulrico, relataram os acontecimentos para um de nossos repórteres. Segundo eles, as mesas usadas para a montagem e manutenção dos aviões, foram totalmente destruídas: “Tiraram os pés das mesas que estavam fixadas no chão com cerca de 50 cm cravados e chumbados de cimento e simplesmente jogaram perto do local. A biruta que estava posicionada em cima do coberto, foi arrancada e queimada”.

Toda estrutura foi danificada, como conta um dos aeromodelistas: “Na parte coberta do clube, ficava a cozinha e banheiros. Os vândalos arrancaram a pia do banheiro e quebraram o vazo sanitário. As portas foram levadas embora, arrombaram e entortaram as portas de ferro que dão acesso ao banheiro. Arrebentaram o forro. Tínhamos uma caixa d’agua para pegar água da chuva, porque nós não temos água, eles furaram a caixa que estava em cima das tábuas, a água vazou e agora levaram a caixa embora”.

(Veja o vídeo de como é a prática da modalidade)

Publicidade
Publicidade

A situação está realmente insustentável: “Nós somos intrusos ali, não podemos estar ali, com o kartódromo vai acontecer a mesma coisa. Vamos fazer uma reunião com o presidente, porque nós não somos aceitos naquela terra”.

A vontade de desistir aumenta cada vez que eles retornam ao local e se deparam com a destruição de tudo que haviam organizado: “Todo final de semana, no meio da semana, eles voltam e fazem essa baderna. Já quebraram 20 árvores que nós tínhamos plantado e agora começaram a arrancar os palanques das cercas. Não dá para deixar nada lá”.

Tais atitudes entristecem os praticantes da modalidade, afinal a pista do local é excelente e não poder aproveitá-la com segurança é lamentável: “Temos uma pista de 150 m de grama, um piloto experiente de avião consegue pousar e decolar um avião ultraleve sem dificuldades. Hoje a grama é um tapete. A CEDR é um lugar lindo, um lugar bonito para passar um final de semana. Mas não podemos ter nada lá, nem churrasqueira, por que acontece isso”.

[Grupo RBJ de Comunicação] Aeromodelistas reclamam de vandalismo — IMG_20151212_161057254_HDR
IMG_20151212_161057254_HDR
Os aeromodelistas fazem um apelo a comunidade, para que ajudem a conservar o local, que não pertence somente a eles, mas sim ao município: “Não estamos proibindo ninguém de ir lá, podem ir se divertir, nos ajudar a cuidar, podem participar quando estivermos lá, ficaremos agradecidos se ajudarem a cuidar. Esse é um patrimônio do município”.

Publicidade
Publicidade

Eles ressaltam que caso a prefeitura decida tirá-los de lá, precisaram devolver nas mesmas condições que receberam. Porém, o receio de que os custos se tornem cada vez maiores, faz com que pensem em devolver o local e desistir da prática no mesmo.

“Nós temos um acordo de comodato e temos que respeitá-lo. Rege no contrato que temos que devolver o patrimônio conforme recebermos. Uma cláusula justa, mas estamos pensando em devolver agora para o município enquanto os custos estão baixos por causa das destruições. Aliás, não tem mais nada além do coberto. Levaram um sofá esse final de semana e tentaram colocar fogo para queimar a cobertura”.

Além da destruição do local os praticantes sofreram ameaças: “Tivemos três tiros em um aeromodelo, mas não sabemos quem foi. No momento em que eles atiraram, a gente viu no local onde vai ser o kartódromo, um carro funcionar e sair em alta velocidade”.

[Grupo RBJ de Comunicação] Aeromodelistas reclamam de vandalismo — IMG_20151212_161236814
IMG_20151212_161236814

Publicidade
Publicidade

A tristeza bate por saber que todo o carinho e cuidado na manutenção são feitos em vão, já que toda vez que retornam, constatam vandalismo. “Ficamos tristes sabendo que a gente trabalha no sábado e domingo, colocando mesa e palanque, arrumando, pintando, caprichando para ter um lazer e chega nesse ponto. É muito triste”, lamenta um dos usuários do local.

Ainda há esperança de que as coisas melhorem, mas isso só será possível no momento em que o kartódromo for inaugurado próximo a pista. Assim, talvez tenha luz, água e melhores condições no local. Por se tratar de um projeto a longo prazo, não existem condições de permanecer no mesmo, e devolver o local para o município, segundo os aeromodelistas seria a opção mais sensata.

Confira o registro feito pelos praticantes da modalidade:

Publicidade