Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
22 de maio de 2022
Rádios

Unidades de Conservação da região são monitoradas via satélite

O Núcleo local do ICMbio recebe informações detalhadas das UCs de Palmas, Abelardo Luz, Passos Maia/Ponte Serrada

Meio Ambiente

por Ivan Cezar Fochzato

refugio-1920×1005
Publicidade

As Unidades de Conservação Federal em Palmas, no Paraná, e Passos Maia e Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina estão inseridas Programa Brasil MAIS, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) junto a Polícia Federal. A ação estratégica garante o monitoramento das áreas de preservação ambiental, via satélite.

Com isso, o Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio em Palmas tem informações regionais diárias, que através da plataforma web, permite acesso e compartilhamento das imagens de mais de 130 satélites que monitoram detalhadamente as áreas da Estação Ecológica da Mata Preta, Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas e Parque Nacional das Araucárias.
A partir do sistema são emitidos alertas diários de mudança de uso do solo associada a desmatamentos, corte seletivo de vegetação e focos de queimada.

O programa federal visa promover a aplicação da geotecnologia em apoio às funções de segurança pública, polícia judiciária, administrativa e demais atividades de Estado com finalidade e objetivos precípuos relacionados ao Ministério.

Publicidade