Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
18 de maio de 2024
Rádios

Unidade da UPA em Francisco Beltrão realizou mais de 70 mil neste ano

Saúde

por Francione Pruch

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A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Francisco Beltrão, realizou entre janeiro a novembro deste ano, 70.719 atendimentos. Resultando numa média mensal de 6.429 atendimentos.

[Grupo RBJ de Comunicação] Unidade da UPA em Francisco Beltrão realizou mais de 70 mil neste ano — Coordenadora da UPA Kelli / Foto: Francione Pruch
Coordenadora da UPA Kelli / Foto: Francione Pruch

Localizada nas proximidades da Rodovia Olívio Zanella, atende também as pessoas dos 26 municípios pertencentes a microrregião de Francisco Beltrão. “Tem outros municípios que procuram UPA, os atendimentos são realizados normalmente”, comenta a Coordenadora da Unidade, Kelli Zanette.

Do total de atendimentos, 1.977 pacientes foram encaminhados para o Hospital São Francisco e 645 para o Hospital Regional.

A UPA conta com 105 profissionais. Para as festividades de final de ano, já foi realizada a escala dos profissionais para atender a população que necessite atendimento. “Nosso atendimento funciona 24 horas, não terá nenhum fechamento. Estamos preparados, a escala de médicos e funcionários está completa e não deixaremos de atender ninguém por falta de profissionais”, diz Kelli.

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Por se uma unidade de atendimento de Urgência e Emergia, o paciente é classificado por cores, sendo que o vermelho deve ser atendido de imediato. As cores, laranja, amarelo, verde e azul, devem ser atendidas em tempo máximo de 10 minutos, 1 hora, 2 horas e 4 horas, respectivamente.

“Ela passa por uma classificação de risco, o paciente informa para o enfermeiro os sinais e sintomas, depois é classificado de acordo com o relato”, destaca a coordenadora.

Essa forma de atendimento, muitas vezes não é compreendida por quem precisa dos serviços da unidade. Segundo Kelli, “pacientes chegam aqui e querem ser atendidos de imediato. A gente não diferencia atendimento de idosos, gestantes, mas sempre passamos os pacientes com grau de prioridade”.

 

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