Menu Últimas Notícias
Grupo RBJ de Comunicação
Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de julho de 2022
RÁDIOS

Único eclipse lunar do ano foi visualizado em todo país nesta madrugada

Em Palmas, mesmo com baixa visibilidade devido o céu nublado o eclipse foi registrado.

Geral

por Elvin Santos

ECLIPSE LUNAR 16 MAIO 2022
Foto: Observatório Emerson Souza
Publicidade

Da noite de domingo, para a madrugada desta segunda-feira (16), milhares de pessoas pela esfera terrestre acompanharam o único eclipse visível do ano. Segundo a Nasa, o eclipse deveria ter início às 22h32, horário de Brasília, deste dia 15 de maio, e seu ponto máximo do eclipse aconteceria as 1h11min de hoje.

[Grupo RBJ de Comunicação] Único eclipse lunar do ano foi visualizado em todo país nesta madrugada

De acordo com um mapa compartilhado pela Nasa, o eclipse foi totalmente visível na América Latina, no Caribe e no leste da América do Norte. Em Palmas, mesmo com baixa visibilidade devido o céu nublado, o eclipse foi registrado através de observatório coordenado pelo astrônomo Emerson Souza. Conforme ele, na região o eclipse foi observado entre as 23h27min e 3h10min. “Foi um alinhamento perfeito entre Terra, Sol e Lua”, afirmou Souza, explicando que um eclipse acontece quando um planeta ou a Lua se interpõe no caminho da luz do Sol.

Para entender o fenômeno é importante diferenciar dois conceitos: a umbra, que é a área escura lançada pela sombra da Lua no planeta, e a penumbra, área levemente sombreada. Um eclipse lunar ou a lua de sangue, como é popularmente tratada, é a penetração da Lua no umbral da Terra. Este foi o primeiro e único eclipse do ano que teve visibilidade no Brasil, com possibilidade de outro da mesma magnitude somente em 2025.

Ouça entrevista com astrônomo Emerson Souza.

Publicidade
Publicidade

 

 

 

Publicidade