Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Tudo de Novo: TRE julga recurso favorável a Hilário Andraschko contra o atual prefeito João de Oliveira

PALMAS

Política

por redação

Publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral(TRE) do Paraná, em sessão realizada nesta terça-feira(11) julgou procedente o Recurso Eleitoral interposto pelo Ministério Público e  Coligação Unidos Por Palmas, dos candidatos a prefeito Hilário Andraschko e vice, Luis Fernando Reis Camargo, contra a coligação Renovação e Compromisso dos candidatos a prefeito João de Oliveira(PMDB) e seu vice, Nestor Mikilita(PTB), vencedores das eleições à prefeitura do município, em 07 de outubro.

 Por 4  votos a 2, o Recurso Especial Eleitoral em favor de Hilário Andraschko foi acatada, sob o fundamento de  que  houve a prática de captação ilícita de voto pelos candidatos vencedores do pleito. Em julgamento do recurso na  comarca, o  Juiz Fábio Luis Decoussau Machado, em dezembro do ano passado já havia considerado o recurso improcedente pela ausência de provas robustas em torno da denúncia de que houve captação ilícita de voto no pleito de 2012.

Conforme a advogada, Dra. Vania Reis Deretti,  a defesa  está  ingressando com uma ação contra a decisão do TRE/PR. Conforme ela,  mesmo que  momentaneamente o prefeito João de Oliveira, tenha tido cassado o seu mandado, o quadro não se altera pois  cabem recursos tanto no TRE quanto no TSE(Tribunal Superior Eleitoral). Conforme ela, o prefeito João deve permanecer no cargo até que transcorram todas as ações.

Publicidade
Publicidade

O ex-prefeito, Hilário Andraschko(PDT) candidato derrotado nas eleições de 2012 e autor  da representação contra o atual prefeito João de Oliveira(PMDB) falou ao Portal RBJ que recebeu o resultado com naturalidade. “Foi feita justiça. Ficou evidente que houve compra de voto”, disse Andraschko.  Disse ainda que não sabe qual a decisão do Colegiado do TRE em relação a possibilidade de assumir a prefeitura de Palmas, até que sejam julgados os recursos interpostos. “Prefiro aguardar”, disse ele.

O presidente da Câmara, Wilmno Correia da Silva, poderá ser definido como prefeito de Palmas até que toda a questão se resolva na justiça.

Publicidade