Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Traiano diz que não existe possibilidade de acabar com os pequenos municípios

Política

por Francione Pruch

Publicidade

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), apresentou no começo desta semana um estudo sobre os municípios com menos de 5 mil habitantes. O trabalho, intitulado Estudo de Viabilidade Municipal, gerou amplo debate no meio político, preocupação para administrações e população que residem nas pequenas cidades do estado.

“Isso reforça a importância da discussão sobre emancipação de municípios, bem como sobre a própria necessidade de se considerar a possibilidade de consolidação (fusão) de municípios”, analisam os autores da proposta.

Em compromissos pelo Sudoeste, o Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. Deputado Ademar Traiano (PSDB), disse que não existe a possibilidade dos municípios já criados, retornarem ao município mãe, “lamento que essa declaração infeliz do presidente do Tribuna de Contas, ela não procede. O Tribunal tem a competência de fazer a fiscalização da gestão administrativa, diante daquilo que determina a Lei de Responsabilidade fiscal. Não pode ir além disso. Então essa declaração não tema menor procedência”.

Segundo Traiano, essa manifestação é de quem não conhece a realidade dos municípios, “dizer que os municípios deixam de prestar serviços à sua população com a criação de novas cidades é de quem não conhece a realidade. Falar sobre a letra fria de números de tecnocratas que não conhecem a realidade dos municípios novos e pequenos”.

Publicidade
Publicidade

Na próxima segunda-feira (16) os prefeitos se reúnem em Curitiba com o Governo do Estado, o assunto deve ser debatido.

 

 

Publicidade