Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
08 de maio de 2024
Rádios

Sustentabilidade no Centro de Cultura de Saudade do Iguaçu

O local contará com iluminação natural fazendo uma economia de 40%

Cotidiano

por Edson Zuconelli

saudade do iguaçu
Imagem: Assessoria.
Publicidade

Não é novidade que a Associação do Centro Cultural de Saudade do Iguaçu – ACCSI se preocupa não só com seu município como também com o futuro de todo o planeta Terra. Seus membros sabem que, pequenas ações podem mudar o mundo e contribuir para um planeta sustentável. Cada pequena ação importa.

No prédio que abrigará o Centro de Cultura de Saudade do Iguaçu, um dos maiores da região, alguns cuidados foram tomados a este respeito. Sistemas de captação e reutilização de água da chuva e iluminação natural são dois bons exemplos de pequenas ações que fazem a diferença. Saiba mais sobre a iluminação natural do Centro de Cultura, que em uma pequena alteração no projeto muito contribuirá com o dia a dia do espaço.

Além de proporcionar bem-estar para quem utilizará o espaço, a iluminação natural é também um dos aspectos importantes da arquitetura da construção devido a seu impacto estético, desempenhando papel fundamental na criação de um ambiente acolhedor. Entre os benefícios, a técnica ajuda na economia de energia elétrica e torna o ambiente mais agradável. Seu uso adequado reduz o uso da iluminação artificial, reduzindo assim o custo do consumo de energia elétrica em até 40%.

No Centro de Cultura de Saudade do Iguaçu, o hall de entrada será beneficiado de muita iluminação natural. Grandes portas e paredes totalmente de vidro darão as boas vindas aos visitantes na entrada principal. Já no teto, grandes “fossos de luz” serão os responsáveis por criar um clima agradável, permitindo que a luz do sol entre suavemente ao interior do espaço.

Publicidade
Publicidade

O uso da iluminação natural também contribuí para o controle de temperatura e a redução da necessidade do uso de ar-condicionado, além de prevenir fungos no espaço e melhorar o bem-estar dos visitantes. Outro benefício está relacionado à manutenção da saúde mental, pois os raios solares melhoram o humor, aumentam os níveis de energia (devido à supressão da melatonina), diminuem astaxas de doenças relacionadas ao estresse, e melhoram a qualidade do sono.

A construção do Centro de Cultura de Saudade do Iguaçu é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo á Cultura, com patrocínio da Engie e PortoBello Cerâmica, realização da Associação do Centro Cultural de Saudade do Iguaçu – ACCSI, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução. (Fonte: Assessoria).

Publicidade