Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de maio de 2024
Rádios

Sudoestina é semifinalista da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa

Educação e Cultura

por redação

Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Sudoestina é semifinalista da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa — Família e professores / Foto: Francione Pruch
Família e professores / Foto: Francione Pruch

Apenas 11 anos, mas uma responsabilidade enorme de representar o Paraná na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa. O evento acontece no final do mês de novembro, em Salvador – Bahia. Esse é o desafio da pequena Ana Rita Paz de Farias, da cidade de Itapejara d’Oeste, no sudoeste do estado. Com a poesia intitulada “Meu Sonho”, ela foi selecionada entre milhares de participantes do concurso que envolveu escolas públicas de todo o Brasil.

[Grupo RBJ de Comunicação] Sudoestina é semifinalista da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa — Aluna Ana Rita / Foto: Francione Pruch
Aluna Ana Rita / Foto: Francione Pruch

O texto fala sobre as riquezas da natureza e da cidade. Em poucas palavras a jovem que gosta de poemas, fábulas fala da importância de chegar a esta etapa do concurso, “significa muito, muita coisa”.

Filha de Simone Maltin e Gilmar Paz de Farias, a família está feliz com a conquista. “Para nós foi uma surpresa, ele é uma filha que nunca deu trabalho em casa, na escola também não tem reclamação. A gente não esperava, mas se aconteceu é porque ela tem capacidade”. Comenta o pai Farias.

Segundo a Professora Flávia Pereira dos Santos, que acompanha Ana desde o início do projeto, “o dia que eu recebi a notícia quase paralisei. Tem dias que fico pensando somente nisso”.

Publicidade
Publicidade

Em sua quinta edição, a Olimpíada de Língua Portuguesa tem como tema “Escrevendo o Futuro”. O concurso incentiva a produção de textos de alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

“Na semifinal terá várias oficinas para melhorar o poema da Ana Rita, será feita entrevistas com ela, até para verificar se foi um poema escrito pela aluna”. Comenta Flávia.

A jovem estuda na Escola Municipal Professor Pedro Veriato Parigot de Souza, conta com 220 alunos em tempo integral. Para a Diretora Neusa Salete da Silva das Neves, o resultado alcançado é uma vitória, traduz o empenho da aluna e professora, “é um momento para que mais pessoas acreditem em nossos professores. Ana Rita desde que iniciou a escolaridade é muito inteligente, a gente tem muito orgulho dela. Se não tiver o investimento do professor, a dedicação que a professora Flávia teve, digo com orgulho ela fez por merecer”.

 

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade