Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de maio de 2024
Rádios

Sobe mortalidade infantil em Palmas

PALMAS

Saúde

por redação

Publicidade

O elevado índice de mortalidade infantil em Palmas, sul do Paraná, em 2013,  estará na pauta de reunião envolvendo Conselho Municipal de Saúde, Ministério Público e Departamento de Saúde do município, na próxima semana. O objetivo é detectar as causas da elevação do número de óbitos de crianças  menores de um ano, bem como adotar medidas urgentes para conter as mortes.

Calculando-se os nascimentos e as mortes registradas de janeiro até hoje(03), o índice chega aos 26,8 por mil nascidos vivos. No período,  foram 671 nascimentos e  18 óbitos. A situação vem se agravando nos últimos meses. Até o final  de junho haviam sido registradas 11 mortes de menores de um ano, quando o índice alcançou os 25 por mil.Mesmo parcial, o índice de Palmas é superior ao do Brasil, 20,5 óbitos por mil nascidos vivos e o dobro do Paraná, de 12,12 mortes a cada mil nascimentos.

Uma das causas do aumento das mortes, antecipadamente detectadas, é a  gravidez precoce e de risco, envolvendo gestantes com idade entre 10 e 17 anos e com mais de 40 anos. Outro fator é a falta de procura pelas gestantes pelo acompanhamento médico no pré-natal e após o nascimento da criança.

Conforme dados do Ministério da Saúde entre  1995 a 2011, 547 crianlas morreram no município, antes de completar um ano de vida.

Publicidade
Publicidade
Publicidade