Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
10 de maio de 2024
Rádios

Seminário debate medidas para reduzir a mortalidade materno infantil

Francisco Beltrão

Saúde

por redação

Publicidade

Em Francisco Beltrão, o Dia Mundial da Saúde – comemorado no próximo domingo, dia 7 – foi marcado por um sério debate sobre a mortalidade materno infantil no município. Em um seminário realizado na tarde desta sexta-feira, os profissionais da rede municipal de saúde participaram de palestras com os médicos dr. Ricardo Mazetto e José Bortolaz Neto e com a enfermeira Maria Isabel da Cunha, que falou sobre o programa Mãe Paranaense.

Na abertura do evento, o prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB) demonstrou preocupação com o tema e ressaltou que reverter o quadro de mortalidade materno infantil é uma das metas de sua gestão. “Numa proposta de preocupação com o ser humano é que estamos trabalhando para garantir a segurança que as gestantes e as crianças precisam para seu bem estar”, disse o prefeito.

A mortalidade materno infantil cresceu nos últimos anos em Francisco Beltrão, deixando o município com um dos piores índices do estado. Em 2012, foram registrados mais de 20 óbitos e neste ano, até março, já foram seis. “Não devemos tratar esses números somente como estatísticos, mas como uma família que perde um filho”, afirmou a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda.

Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde está levantamento metas que colaborarão na redução da mortalidade infantil, como o atendimento de 100% da área do município pelos agentes comunitários de saúde e a cobertura de no mínimo 70% pelo programa Saúde da Família. 

Publicidade