Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Secretaria de Saúde do Paraná confirma caso de febre chikungunya em União da Vitória

GeralSaúde

por redação

Publicidade

Boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa-PR) confirmou um caso de febre chikungunya em União da Vitória, região Sul do Estado. Ao todo, são 105 notificações em todo o Paraná, com outros três casos confirmados – em Telêmaco Borba, Jacarezinho e Mandaguari. Segundo o informativo, o registro em União da Vitória é importado, ou seja, o indivíduo contraiu a doença em outro Estado. Em todo o Paraná, foi registrado apenas um caso autóctone. Acesse o boletim completo.

Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus. Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

A Sesa promoverá, no próximo sábado (09),  uma grande mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre chikungunya e também da dengue e zika vírus. A intenção é alertar a população sobre a necessidade de fazer uma faxina geral em casa para eliminar os potenciais criadouros do mosquito. Ações educativas e mutirões de limpeza serão realizados em diversos municípios do Estado, marcando o Dia D de Combate ao Mosquito da Dengue, lembrado todo dia 9 de cada mês. As atividades estão sendo organizadas pelas regionais de saúde, em parceria com as prefeituras e a sociedade civil organizada.

 

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade