Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Secretaria da Saúde confirma morte de macaco por febre amarela em Palmas

Saúde

por Guilherme Zimermann

2587290_resize_1500_840
Publicidade

A Secretaria da Saúde do Paraná confirmou nesta quarta-feira (23), o registro um macaco morto por febre amarela em Palmas. O animal foi encontrado na região do bairro São Sebastião no final de novembro.

Equipes da Vigilância Sanitária realizaram coleta de materiais, que foram encaminhados para análise pelo Laboratório Central do Estado, que confirmou a febre amarela como causa da morte do animal.

Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde informa que em Palmas foram registradas, até o momento, quatro notificações de macacos mortos, dos quais, em dois não foi possível determinar a causa da morte, um caso está em investigação e o caso confirmado de febre amarela.

Na microrregião de Palmas, Honório Serpa também teve o registro de um caso de macaco morto por febre amarela. Anteriormente, Mangueirinha confirmou um caso, Clevelândia outros dois e Coronel Domingos Soares mais três casos.

Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde recomenda à população a vacinação contra a febre amarela. A vacina está disponível em toda a rede de saúde pública e quem tem entre 9 meses de idade e 59 anos e nunca tomou uma dose deve se vacinar.

Os sintomas iniciais da febre amarela são: febre de início súbito e duração de até sete dias, associada a dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dor no corpo e dor abdominal. Esses sintomas se confundem com outras doenças como leptospirose, gripe ou dengue.

A febre amarela pode ter evolução rápida, em cerca de 10 % dos casos, para formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa, sangramentos e falência renal.

Publicidade