Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
29 de maio de 2024
Rádios
Publicidade

Samu Palmas acolhe prematuro de 6 meses nascido na madrugada deste sábado

Geral

por redação

Publicidade

Acionados 5h40 da manhã para atender a uma cólica renal, a ambulância Bravo 04, da Base Descentralizada do Samu 192 Sudoeste do Paraná, de Palmas, havia recém deixado a paciente no Hospital Santa Pelizari e nem chegou a voltar para a base, quando o condutor socorrista Renan Gustavo Marques Xkelow e a técnica de enfermagem socorrista Jussara de Moraes foram solicitados no bairro Esplanada, para um trabalho de parto prematuro.

Chegando na residência por volta das 6h30 da manhã, viram a gestante vestida e pronta para ir à maternidade, mas o curioso é que o bebê já se encontrava no colo da avó, mas ainda ligado ao cordão umbilical e à placenta recém saídos. O menino de 1.475 gramas, segundo filho da jovem de 18 anos, nasceu aos seis meses de gestação. Ainda assim, a família encontrava-se calma.

“A gente chegou o neném já tinha nascido. A mulher estava acompanhada de sua mãe e em torno de cinco familiares. Ela entrou em trabalho de parto, a criança veio,  sua mãe ajudou e o bebê nasceu. Quando chegamos já tinha saído a placenta. Colocamos o clamp para cortar o cordão e enrolamos o recém-nascido numa manta para levar para o Hospital Santa Pelizari. O bebê estava respirando normal. A pediatra colocou na incubadora assim que ele chegou. A mãe e o bebê ficaram em observação”, narrou Renan, o condutor socorrista.

Tanto Renan quanto Jussara são socorrista desde o começo do atendimento do Samu 19e Sudoeste do PR e já realizaram outros partos. Renan se lembra de um bem no princípio, numa típica madrugada palmense com geada.

Publicidade
Publicidade