Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de abril de 2024
Rádios

Reunião com técnicos do Ministério da Infraestrutura foi produtiva, avalia presidente da Cacispar

Representante da Coordenadoria participou do encontro técnico no dia 19 de março.

Trânsito

por Evandro Artuzzi

Rodovias_concessao_lotes-PR
Publicidade

O G7, grupo das principais entidades do setor produtivo paranaense (a Faciap, entre elas), promoveu, no dia 19 de março, reunião com técnicos do Ministério da Infraestrutura. Foi a última reunião técnica relacionada ao Lote 06, que inclui as rodovias do sudoeste do Estado, entre outras. Lideranças políticas e empresariais da região participaram do encontro, de forma on-line. A Cacispar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná) também manifestou-se, por meio do presidente Paulo Sergio Bueno.

“Ao lado de outras entidades representativas do Sudoeste, apresentamos nossas considerações. Como já havíamos alinhado, solicitamos o contorno de Marmeleiro, o trevo de acesso ao município de Realeza e à UFFS [Universidade Federal da Fronteira Sul] e a inclusão do trecho entre Pato Branco e Palmas”, relata o presidente da Cacispar.

A reunião com os técnicos do Ministério da Infraestrutura foi mediada pelo engenheiro João Arthur Mohr, gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep. “Os técnicos responderam a todas as perguntas e mostraram-se abertos a sugestões. O encontro foi produtivo e acredito que boa parte das reivindicações serão concedidas”, acredita Paulo Bueno.

O presidente da Cacispar observa que os técnicos do Ministério pensam em uma alternativa para a inclusão do trecho entre Pato Branco e Palmas, com a criação do Lote 07, que abrangeria o percurso entre Pato Branco e a Lapa, passando por General Carneiro, União da Vitória e São Mateus do Sul. Seria uma forma de fazer a inclusão, sem encarecer as tarifas.

Publicidade
Publicidade

“Seria algo muito positivo para a nossa região, com praticamente todo o corredor até Curitiba sendo contemplado e com as conexões para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Pode ser a solução do grande problema do Sudoeste, a conservação das pistas, com reflexos na logística e na segurança”, avalia Paulo.

Modelo

O modelo de concessão das rodovias e o valor das tarifas não foram incluídos na pauta da reunião do dia 19, mas há um movimento paralelo para a redução das tarifas e revisão do formato de concessão, com ações junto ao Governo do Estado e deputados federais. A Cacispar e as demais entidades envolvidas no debate estão alinhadas e trabalhando de forma conjunta junto às lideranças políticas paranaenses. (Fonte: Assessoria)

Publicidade