Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de abril de 2024
Rádios

Resolução do TRE mantém maioria das zonas eleitorais do Estado

GeralPolítica

por Evandro Artuzzi

Publicidade

A Resolução 777/2017 do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que será publicada dentro de três dias, mantém a maioria das zonas eleitorais do Paraná. Durante esta semana, o TRE-PR aprovou por unanimidade o voto do presidente, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, pela manutenção das zonas eleitorais em municípios com menos de 70 mil habitantes. A deputada Leandre Dal Ponte, que atuou diretamente pela causa, comemorou a conquista. A resolução será encaminhada para apreciação no Tribunal Superior Eleitoral. Para deputada Leandre, uma batalha foi vencida. Mas a luta continua agora no TSE.

Segundo informações do TRE-PR, a princípio 83 zonas eleitorais paranaenses seriam impactadas pela resolução 23.520/2017, do Tribunal Superior Eleitoral, que trata do rezoneamento e da extinção de zonas eleitorais no país. No entanto, a Resolução 777/2017 impacta apenas 16 zonas eleitorais. Todas elas em municípios grandes, como Curitiba e Londrina, por exemplo, que possuem várias zonas eleitorais em um só município. Portanto, o funcionamento das zonas eleitorais em regiões menores, como as do Sudoeste, por exemplo, fica mantido.

[Grupo RBJ de Comunicação] Resolução do TRE mantém maioria das zonas eleitorais do Estado — Deputada Leandre Dal Ponte (PV) lutou junto ao TSE pela permanência da Zonas Eleitorais. Foto: Divulgação
Deputada Leandre Dal Ponte (PV) lutou junto ao TSE pela permanência da Zonas Eleitorais. Foto: Divulgação

No decorrer deste ano, a deputada Leandre Dal Ponte (PV-PR) participou de dezenas de reuniões, inclusive com o próprio presidente do TRE-PR, solicitando a manutenção das zonas eleitorais que seriam impactadas pela resolução do Tribunal Superior Eleitoral. Com apoio do mandato da deputada, foram realizadas diversas audiências públicas para debater a situação nas comarcas. Com o resultado destas audiências em mãos, a deputada enviou um ofício ao Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, solicitando a manutenção das zonas eleitorais de Santo Antônio do Sudoeste, Chopinzinho, Mangueirinha, Barracão, Salto do Lontra, Coronel Vivida, Terra Roxa, Ivaiporã e Realeza, que estavam ameaçadas.

“Nosso pedido foi acatado. E essa é uma conquista muito grande para toda a população do Sudoeste do Paraná. Quero agradecer ao presidente do TRE-PR por toda a atenção que deu ao nosso pedido. E dizer que, agora, a nossa luta continua para que o Tribunal Superior Eleitoral acate a orientação do TER para manter as zonas eleitorais que estavam ameaçadas no Estado do Paraná”, comemorou a deputada.

Publicidade