Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

Representantes da saúde do Sudoeste participam de audiência com Ministro Ricardo Barros

Geral

por redação

Publicidade

Além do deputado Assis, estiveram presentes no evento o prefeito Hélio Alves, presidente da Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS), Eduardo Broring, diretor da Associação de Saúde do Sudoeste (ARSS), Cintia Ramos, Diretora da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão, Ivone Sponchiado, presidente do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (CRESEMS) e Kelly Cristine dos Santos, Coordenadora Geral do CIRUSPAR/SAMU.

O grupo veio à Brasília para reivindicar do Ministro a autorização para alteração do objeto de uma emenda parlamentar para obtenção de um aparelho de tomografia computadorizado, indicada à Associação Regional de Saúde do Sudoeste pelo deputado Assis do Couto, no valor de R$ 1.385,718,00, cujo objeto é a Estruturação de Unidades de Atenção Especializada. Além do tomógrafo, o objetivo é que a proposta contemple também equipamentos de oftalmologia, a fim de que sejam prestados diagnósticos preventivos ao glaucoma.

“O Ministro Barros se mostrou muito sensível à causa e se comprometeu a resolver a situação. Mas para conseguirmos liberar a emenda, precisamos que a Administração Municipal de Francisco Beltrão atualize algumas informações, que, atualmente, não estão corretas no CNES, Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde”, ponderou o deputado Assis do Couto.

Segundo levantamento, alguns equipamentos de tomografia que, atualmente, aparecem cadastrados na lista do Ministério da Saúde não realizam mais procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também identificou-se indícios de cadastramento de um mesmo tomógrafo vinculado à duas clínicas, o que demanda a necessidade de correção destas informações no CNES pela gestão municipal.

Publicidade
Publicidade

“Devido a abrangência regional de atendimentos, os pacientes dos pequenos municípios, depois da solicitação médica, ainda precisam cumprir um conjunto de processos burocráticos e realizar inúmeros deslocamentos de sua residência para, enfim, poder concluir o seu diagnóstico. Ainda, a autorização de exames é prejudicial aos pacientes, que já se encontram em situação de extrema vulnerabilidade em razão da doença, sendo que a morosidade no fornecimento de diagnóstico preciso afeta ainda mais a sua saúde, além de aumentar os custos do SUS. A antecipação de resultados evitaria o agravamento do quadro clínico e o gasto com altos valores relacionados a outros procedimentos (cirurgias, quimioterapia e radioterapia, hemodiálise, por exemplo)”, destacou o parlamentar.

SAMU

Além da demanda para aquisição de um tomógrafo para o CRE, o deputado Assis, juntamente com o prefeito Helio Alves, aproveitou a audiência com o ministro Ricardo Barros para reivindicar melhorias para o Samu Sudoeste. A coordenadora do Samu Sudoeste, Kelly Cristine dos Santos, também participou da conversa com o ministro.

Mais recursos

Publicidade
Publicidade

Ainda, o deputado Assis debateu com o Ministro sobre um Convênio para Aquisição de Equipamento e Material Permanente para Unidade de Atenção Especializada em Saúde destinado ao CRE, no valor de R$ 1.313.350,00, que está empenhado desde o ano de 2014. A previsão é de que o pagamento deste recurso ocorra logo após o período eleitoral.

[Grupo RBJ de Comunicação] Representantes da saúde do Sudoeste participam de audiência com Ministro Ricardo Barros — Lideranças sudoestinas em audiência com o Ministro da Saúde. Foto de divulgação
Lideranças sudoestinas em audiência com o Ministro da Saúde. Foto de divulgação

Na manhã desta quarta-feira (24), o prefeito de Ampére e presidente da ARRS( Associação Regional de Saúde do Sudoeste, Hélio Alves, foi entrevistado na Rádio Onda Sul FM e comentou sobre a audiência com o Ricardo Barros. Segundo ele, o encontro foi bastante produtivo e o ministro prometeu empenho de toda equipe para atender as demandas na região.

Publicidade