Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Relatório da ANA aponta que barragens da região estão com alto risco de rompimento

GeralMeio Ambiente

por Guilherme Zimermann

barragem
Publicidade

Duas barragens localizadas na região de Palmas, Sul do Paraná, apresentam alto risco de rompimento, segundo o último Relatório de Segurança de Barragens, divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em novembro de 2018.

Com dados referentes ao ano de 2017, o relatório aponta que as barragens Coronel Domingos Soares, instalada no município homônimo, e a barragem São Bento, em General Carneiro, estão em alto grau de risco. A categoria de risco refere-se a aspectos da própria barragem que possam influenciar na possibilidade de ocorrência de acidente, como a condição da estrutura. Segundo a ANA, as duas barragens são utilizadas, principalmente, para fins recreativos.

O Paraná tem, ao todo, 450 barragens instaladas em seu território. Dessas, apenas 79 (17,5% do total) receberam alguma inspeção desde 2015. A questão, inclusive, foi citada pela ANA em seu relatório, com o órgão apontando haver apenas quatro funcionários no Instituto de Águas do Paraná atuando na fiscalização.

Em 2016, uma barragem de um tanque de peixes, em União da Vitória, não suportou o volume de chuvas e se rompeu. Uma casa foi arrastada e o morador, um homem de 66 anos, também foi levado pela água. Seu corpo foi encontrado há mais de 100 metros do local onde a casa foi construída.

Publicidade