Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Redesimples chega a Candói para descomplicar sistema de Alvará

Geral

por Evandro Carlos Artuzzi

44393529_2157304771148924_4682874371214147584_n
Publicidade

Com o intuito de facilitar o processo de abertura, alteração ou baixa de empresa, a Secretaria de Indústria e Comércio de Candói recebeu na manhã desta quinta-feira (18), o consultor do Sebrae responsável pelo programa Redesimples. O Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios é um sistema integrado que permite o envio de todos os documentos de um processo, de forma única, para a Junta Comercial, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia.

De acordo com Christiano Ceconello, consultor do Sebrae, o município só tem a ganhar utilizando desse mecanismo. ‘É muito benéfico, vai desbucratizar o serviço, é muito oneroso esse processo. Se formos olhar as pequenas e microempresas que hoje são as maiores geradoras de empregos e renda, as empresas no geral, demora-se muito para finalizar o processo, temos que tratar com carinho e diminuir o tempo gasto com isso”, explica.

A Redesimples é administrada por um Comitê Gestor, composto por órgãos e entidades do governo federal, estadual e municipal. Vários serviços são oferecidos, entre eles a consulta de viabilidade, procedimentos de abertura de novas empresas, coleta eletrônica de informações e dados comuns fixados nacionalmente, verificação de consistência do cadastro dos sócios e da empresa, registro e inscrições tributárias nas esferas federal, estadual e municipal, geração de documentos de registro, alteração e baixa com pesquisa prévia entre outros.

Participaram da reunião as Secretarias de Finanças, Meio Ambiente, Planejamento e Vigilância Sanitária para entender o funcionamento de todo o processo e sua execução, já que o Redesimples estará funcionando na cidade a partir do dia 26 de outubro.

Publicidade