Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
20 de maio de 2024
Rádios

Realizada audiência da PCH Paiol Grande

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

Publicidade

por Ivan Cezar Fochzato

 

Foi realizada na noite de ontem (20) a audiência Pública, coordenada pelo IAP( Instituto Ambiental do Paraná) para apresentação do EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e RIMA( Relatório da Impacto Ambiental), referentes aos projetos de implantação da PCH(Pequena Central Hidrelétrica) Paiol Grande, no leito do rio Iratim, entre os municípios de Palmas e Bituruna, no sul do Paraná.

 

Publicidade
Publicidade

O evento tem por finalidade esclarecer a população e demais interessados dos estudos apresentados pelo empreendedor e colher as sugestões a fim de subsidiar o processo de licenciamento ambiental do empreendimento ora tratado.

 

Durante mais de três  horas, aproximadamente  sessenta pessoas acompanharam as exposições feitas pelo gerente de projetos da EPP ( Empresa Paranaense de Participações) e CELISA (Centrais Elétricas Iratim), engenheiro Marco Aurélio Sprenger Ribas e também pelo responsável técnico pelo Estudo e Relatório, Francisco Lange.

 

Publicidade
Publicidade

Além de representantes de entidades locais, vereadores e interessados no assunto, o ato contou com a presença dos promotores de justiça da Comarca, Márcio Berclaz e do Centro de Operações das Promotorias de Proteção do Meio Ambienta do Ministério Publico do Paraná, Robertson Fonseca de Azevedo, que foi designado pelo Procurador Geral do MP.

 

Após a exposição dos projetos estruturais e ambientais, houve espaço para indagações e considerações a respeito do projeto de implantação da PCH. Na oportunidade os promotores questionaram os benefícios sócio econômicos em favor da população de Palmas pela utilização do recurso natural público. Na visão dos representantes do MP, a PCH não trará benefício sustancial à população local. Também, na visão do MP, há   falhas de ordem técnicas no estudo e relatório de impacto e que deverão ser contemplados, de acordo com o que determina a legislação.

 

Publicidade
Publicidade

Representantes da empresa detentora do projeto da PCH, responderam alguns questionamentos feitos pelos representantes do MInistério Público  e destacaram a importância da audiência pública, para se estabelecer um diálogo amplo sobre todas as questões ligadas ao processo  que permitam o licenciamento, por parte do IAP,  para futura implantação das unidades geradoras.

 

 Todas as discussões foram registradas através de áudio e vídeo e agora serão encaminhadas ao IAP, bem como documentação com as sugestões para que possa fazer os estudos, para então, estando contempladas todas as questões necessárias e ajustadas, emitir uma Licença Provisória, que permitirá avançar nos trâmites do projeto.

Nesta quarta-feira (21) a audiência pública com o mesmo propósito estará sendo realizada na Câmara de Bituruna, às 19h00.

Publicidade