Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Programa avalia saúde auditiva de estudantes em Palmas

Saúde

por Ivan Cezar Fochzato

Publicidade

Em Palmas, sul do Paraná, está sendo desenvolvido um Programa de Saúde Auditiva junto aos estudantes do primeiro ano do ensino fundamental da rede publica de ensino. A segunda fase será iniciada neste segundo semestre com os encaminhamentos dos alunos que apresentaram algum sintoma durante avaliações realizadas no primeiro semestre.

Conforme a fonoaudióloga, Lecy Elizandra Matos, agora os alunos que apresentaram indícios de problemas auditivos serão submetidos aos exames específicos. Informou que no primeiro semestre 30,56% dos 337 protocolos preenchidos e entregues nas escolas pelos pais ou responsáveis apresentaram pelo menos duas respostas positivas para sintomas auditivos.

Também serão realizados exames complementares e nos casos em que haja confirmação os alunos serão monitorados e encaminhados ao programa de reabilitação. A fonoaudióloga comentou que perdas auditivas de grau leve ou moderado, que comumente passam despercebidas por pais e professores, podem influenciar na aprendizagem escolar e ocasionar trocas na fala e escrita, além de desatenção e atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem infantil.

Explicou que com o programa, será possível adotar as medidas para minimizar as consequências de uma alteração ou deficiência auditiva no ambiente educacional, contribuindo para o desenvolvimento da alfabetização das crianças.

Publicidade