Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

Professores de Palmas comemoram aprovação de Projetos na Assembléia

PALMAS

Educação e CulturaGeral

por redação

Publicidade

Os professores estaduais de Palmas, sul do Paraná, que realizaram manifesto durante todo o dia de ontem(24) na Praça Bom Jesus, seguindo o  programa de mobilizações previstas na semana nacional de defesa à educação promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), comemoraram a aprovação pela Assembleia Legislativa do Paraná  de dois projetos que constavam da pauta de reivindicações do magistério estadual. Mais de 80 profesores participaram da mobilização local.

 

Enquanto ocorriam mobilizações  no interior e na capitado do  estado, os deputados votaram o projeto de lei que  garante a ampliação da hora-atividade para os professores. Com a mudança fica definido que  um terço (33,3%) da carga horária o professor passará sem interação direta com o aluno. A norma em vigor estabelecia que a hora-atividade correspondia a 20% da carga horária do seu regime de trabalho. Por não ter sofrido nenhuma emenda no transcurso das votações, segue agora para sanção, ou veto. pelo governador. 

O outro  Projeto de Lei  aprovado dá direito a promoções na carreira aos funcionários das escolas estaduais que prestam serviços de apoio e administrativos. O projeto recebeu emendas  e será ainda submetido à nova votação, em redação final, última etapa do processo legislativo em Plenário.

Ao final da sessão da Assembélia, os trabalhadores da educação se reuniram nas escadarias da Alep para participarem a síntese deste momento de celebração “A categoria conseguiu essa vitória, que foi árdua, mas estamos aqui e mais uma vez demonstramos a força que temos quando batalhamos juntos”, finalizou a presidenta da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho. Missão cumprida, mas a luta continua!No Paraná, outra reivindicação dos professores é  criação de um novo modelo de atendimento à saúde dos servidores.

Publicidade