Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de abril de 2024
Rádios

Procon realiza mutirão online de renegociação de dívidas

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Procon Chopinzinho pelo telefone 3242-2467.

Geral

por Edson Zuconelli

Publicidade

No conjunto de ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon Chopinzinho, juntamente com a Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), realizam o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas”. Ele acontece desta segunda-feira (15) até o dia 31 de março, exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br.

A ação tem como objetivo reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo e longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito. Para isso a PROCONSBRASIL programou com a FEBRABAN a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.

Na visão global da PROCONSBRASIL, a experiência revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio, e os cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável também a defesa do direito do consumidor, como é o foco deste mutirão.

Alana Locatelli, Coordenadora do Procon Chopinzinho, explica que para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

Publicidade
Publicidade

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O Procon Chopinzinho, orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag:  #MutiraoProconsBrasil.

Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado. Caso tenha dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Procon Chopinzinho pelo telefone 3242-2467. (Fonte: Assessoria).

 

Publicidade