Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
30 de abril de 2024
Rádios

Presidente da Comissão de Direitos Humanos constata deficiências na DP de Palmas

PALMAS

Segurança

por redação

Publicidade

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Tadeu Veneri (PT)  visitou a Delegacia de Polícia da Comarca de Palmas, sul do Paraná, na último sábado(13).

Na oportunidade, em companhia da vereadora Célia Paim(PT),  foi constatada superlotação da carceragem, alimentação inadequada para os detentos e falta de equipamentos e veículos para a Polícia Civil da Comarca,  com mais de 50 mil habitantes, uma vez que  envolve ainda o município de Coronel Domingos Soares.

No  setor de carceragem estão 102 detentos num espaço projetado para apenas 60 e,  além da superlotação, outro problema constatado diz respeito à qualidade e a quantidade dos alimentos que são servidos aos detentos, que nos últimos dias voltou a apresentar problema, com a comida chegando  em porções reduzidas e azeda, pelo longo tempo que deve percorrer, uma vez que   é produzida em Guarapuava e encaminhada diariamente aos detentos.

Em relação a situação de veículos, a DP de Palmas conta hoje apenas com um veículo descaracterizado que serve aos  setores administrativo, investigativo e ainda para assistência  aos presos.Os veículos próprios da polícia não podem ser utilizados pelo péssimo estado, por se tratarem de carros sem condições de trafegarem.

Publicidade
Publicidade

Conforme o presidente da Comissão,  a situação verificada em Palmas, apesar de ser melhor que muitas cidades do estado do Paraná, apresenta graves problemas.  Relatou que irá encaminhar um documento ao Secretário de Segurança  Pública do Paraná, relatando a situação da DP local  e na assembleia estaria  buscando soluções urgentes  junto ao organismo competente.

Publicidade