Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

Prejuízos com a enchente em Nova Prata do Iguaçu chegam a R$ 10 milhões

Geral

por Evandro Artuzzi

Publicidade

Dez milhões de reais. Esse é o prejuízo deixado pela inundação em Nova Prata do Iguaçu durante o final de semana quando as comportas da Usina Hidrelétrica Salto Caxias, administrada pela Copel, foram abertas sem aviso prévio a moradores e Defesa Civil. A inundação aconteceu em poucos minutos, tempo suficiente para destruir ou danificar casas, barracões, máquinas agrícolas, carros e lavouras.

Conforme declarou em entrevista à Onda Sul FM , o coordenador municipal de Defesa Civil, Sérgio Faust, quatro comunidades que ficam abaixo do reservatório foram as mais afetadas. Cinco famílias perderam tudo e outras dezenas sofrem com danos parciais em suas propriedades.

Somente na agricultura, o prejuízo estimado pela Defesa Civil supera os R$ 5 milhões. A prefeitura busca, junto com entidades representativas, auxilio do Governo do Estado e principalmente e junto a Copel para, pelo menos, amenizar o sofrimentos das famílias que, em sua grande maioria, estão abrigadas em centros comunitários ou na casa de parentes onde não houve estragos.

Na manhã desta quinta-feira (12), o prefeito Adroaldo Holdeffer, o Sassá, se reuniu com diretores da Copel na Usina Salto Caxias em busca de uma solução. O chefe do executivo Pratense espera que a Copel ajude todas as famílias a recomeçar a vida. Também está envolvido nesse processo de cobrança, o Sindicato dos trabalhadores Rurais de Nova Prata, entidade que representa os agricultores afetados.

Publicidade
Publicidade

DOAÇÕES

Uma campanha de doações foi organizada pela Secretaria de Assistência Social para ajudar as famílias atingidas, o ponto de apoio é no Centro Comunitário Sinuelo da Paz; às arrecadações são muitas de todos os lugares, a população está se mobilizando para ajudar as famílias. Neste momento a organização solicita a população à doação de água potável, algo muito importante e muitas vezes esquecido, as pessoas daquela localidade estão sem agua potável. Portanto, se você pode ajudar, faça sua parte.

O PROVOPAR Estadual liberou ao município 1000 cobertores, 2000 peças de roupas, e 150 kits de cama (contendo colchão, cobertor e lençóis). O Governo Municipal deslocou hoje um caminhão a Curitiba para buscar estas importantes doações.

Publicidade
Publicidade
Publicidade