Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
12 de maio de 2024
Rádios

Prefeitura iniciou exames para identificação de Tuberculose e Brucelose

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

Publicidade

 Por GD

A Secretaria de Agricultura de Chopinzinho iniciou o trabalho de realização de exames para identificação de Brucelose e Tuberculose no rebanho bovino leiteiro. Segundo o secretário Luiz Pasquali a atividade começou por duas propriedades em Linha Scolaro, com acompanhamento da SEAB de Pato e dos veterinários mantidos pela Secretaria de Municipal de Agricultura, com a finalidade de adotar-ser um padrão de procedimentos nesta área. Pasquali explicou que ontem e hoje estão sendo coletadas amostras de sangue para os exames de Brucelose. Os animais também recebem uma aplicação do antígeno tuberculina, revelou o secretário. Ficou acertado que esses procedimentos serão realizados nas segundas e na terças-feiras, com o retorno dos profissionais à propriedade na quinta-feira, para observar a reação dos animais que receberam o antígeno.

 

A partir desta terça-feira os trabalhos serão realizados em propriedades de Linha Silva e Capitel Santo Antônio, seguindo posteriormente por Santo Antônio re outras comunidades. Pasquali cita que cada exame efetuado pelo produtor terá um custo de seis reais. Esses recursos que serão destinados para manutenção do laboratório e equipamentos, sendo que um real de cada exame será destinado para a constituição de um fundo, para custear eventuais sacrificios de animais condenados pela sorologia.

Publicidade
Publicidade

 

O município de Chopinzinho maior é maior produtor de leite da Região Sudoeste do Paraná e com a implantação dos exames é o primeiro a cumprir com a normativa 51 do Ministério da Agricultura, que vai exigir a certificação de inexistência de Brucelose e Tuberculose por parte dos proprietários.

 

Estiagem

Publicidade
Publicidade

Entre quatro e cinco milímetros. Esse foi o índice apontado pela Secretaria Municipal d e Agricultura de Chopinzinho para a chuva que atingiu a cidade durante a madrugada e manhã desta terça-feira. Foi o que informou o secretário de agricultura, Luiz Pasquali, destacando que a prepcipitação que ocoreu pode ter sido irregular em algumas regiões do município o indice pode ter sido menor, e talvez, nem tenha ocorrido chuvas.

O engenheiro considerou que positiva a expectativa de chuvas para a próxima semana, com índices elevados. Devido a quantidade chuva ocorrida na noite passada ele não recomendou o plantio de lavouras. Ao contrário, lembrou que muitos agricultores que plantaram recentemente tiveram suas lavouras com germinação desuniforme e sem crescimento d aplanta. Pasquali advertiu que para germinação não existe Pro-agro, e por isso enfatizou a necessidade de cautela para o plantío de lavouras. Além do retardamento da safra agrícola o setor pastoril também sofre com a estiagem devido a problemas nas pastagens de verão.

Publicidade