Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

Prefeitura de Palmas/PR esclarece situação de beneficiários do Bolsa Família investigados pelo MPF

Geral

por redação

Publicidade

Os cadastros de 300 beneficiários que não se enquadravam nos parâmetros do programa Bolsa Família em Palmas, Sul do Paraná, segundo investigação do Ministério Público Federal (MPF), já foram cancelados, de acordo com o Departamento de Ação Social, responsável pela gestão do programa no município.

Entre julho e setembro, o MPF recomendou ao municípios que realizassem visitas e averiguações para regularizarem a situação de cadastros sob suspeita. Todos os benefícios irregulares foram cancelados, parte deles pelo próprio MPF, parte pela gestão municipal. Conforme a diretora do departamento, Terezinha Rosa Bobela, hoje não há qualquer irregularidade no pagamento do Bolsa Família em Palmas.

Investigação do MPF identificou o pagamento de mais de R$ 860 mil entre janeiro de 2013 e maio de 2016 para 300 beneficiários do Bolsa Família do município, suspeitos de não cumprirem com os requisitos para participação no programa de transferência de renda.

O MPF realizou o cruzamento de dados fornecidos pelo Governo Federal, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Receita Federal e Tribunal de Contas do Estado, que apontou o pagamento do benefício para 5 pessoas que já faleceram, para 139 empresários, para 155 servidores públicos cuja família é composta por até quatro pessoas, além de um beneficiário que supostamente realizou doação de um valor maior que o recebido pelo Bolsa Família para campanha eleitoral.

Publicidade