Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de abril de 2024
Rádios

Polícia Civil projeta construção de Delegacia Cidadã em Palmas

Segurança

por Guilherme Zimermann

projeto_delegacia_cidada
Publicidade

A Polícia Civil do Paraná projeta a construção de uma Delegacia Cidadã em Palmas. Conforme o delegado Felipe Silva de Souza, o projeto foi apresentado pela direção da Polícia do Estado, já tendo aprovação pela Câmara de Vereadores para a doação do terreno para a construção.

O delegado aponta que os índices de criminalidade e a atual estrutura da Polícia Civil foram aspectos considerados para a designação do projeto para a Comarca. A nova delegacia será construída junto ao Complexo Judiciário da Comarca, onde já estão instalados os Fóruns do Tribunal de Justiça, Justiça do Trabalho e Justiça Eleitoral.

Ele destaca que a Delegacia Cidadã possui infraestrutura de atendimento com espaços mais humanizados para o público em geral e para as vítimas de crimes. Entre as diferenças para as estruturas comuns estão acessibilidade para pessoas com dificuldades motoras e banheiros adaptados, além de salas para atendimentos seletivos, com espaços separados para o recebimento de vítimas e de agressores ou suspeitos, e ambientes isolados para crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

Sobre os prazos, aponta que a previsão é que a partir de janeiro a Secretaria de Segurança Pública deve iniciar os trâmites legais para a construção. O delegado explicou que pelo fato de o terreno doado ao Estado ter um espaço menor que o padrão, será elaborado um projeto específico para a Delegacia de Palmas, projeto esse que deverá contar com a contribuição de órgãos como OAB, Poder Judiciário e Polícia Militar.

Publicidade
Publicidade

Estrutura policial

O delegado de Polícia Civil de Palmas também comentou sobre o efetivo policial da comarca. Doutor Felipe, por questões de segurança, não informou o número exato de policiais civis em atividade no município, mas afirma que desde a sua chegada em Palmas, em meados de 2018, quatro policiais deixaram a comarca, não havendo a reposição de pessoal, o que acaba impactando, negativamente, na oferta dos serviços policiais. Ouça no player abaixo:

Publicidade