Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Plano de Desenvolvimento Regional reúne mais de 100 municípios do Oeste de Santa Catarina

Geral

por redação

Publicidade

Sistematizar uma agenda de demandas e ações e definir as prioridades em curto, médio e longo para o desenvolvimento integral dos 118 municípios que compõem a região Oeste de Santa Catarina. Esse é o objetivo principal do Fórum de Competitividade e Desenvolvimento Regional, que esteve reunido na última semana para encaminhar as primeiras atividades do movimento.

As prioridades foram dividas em oito temas – rodovias; ferrovias; aeroportos; energia elétrica; tecnologia e inovação; comunicação; saúde; e agricultura. A partir dessa divisão, serão coletados os dados pertinentes a cada área, que serão tabulados e comporão um documento único da região para ser entregue às autoridades competentes.

Dentre as demandas apresentadas estão a modernização da BR-282,      a implantação da Ferrovia Sul-Norte, ligando Chapecó ao Porto de Rio Grande (RS), a construção do corredor multimodal bioceânico, a internacionalização do Aeroporto de Chapecó e a revitalização dos aeroportos regionais de São Miguel do Oeste, Concórdia, Joaçaba e Caçador.

No setor energético, o plano busca a construção de subestações, redes de transmissão e o incentivo à produção de energias limpas. Para o desenvolvimento tecnológico e invador foram elencadas a implantação de núcleos, a identificação e o incentivo de oportunidades industriais nas áreas de novas tecnologias nas diversas áreas curto prazo e a implantação de um parque tecnológico médio prazo. Além disso, foi destacada a necessidade de melhoraria na oferta de internet e telefonia na área rural e a implantação de um sistema de convergência e contingência de fibra óptica.

Publicidade
Publicidade

Entre as demandas para o setor da saúde estão a conclusão da ampliação do Hospital Regional Oeste (HRO), aquisição de novos equipamentos, ampliação do repasse mensal do Governo do Estado, implantar consórcios de saúde pública e desenvolver projetos de gestão conjunta para lixo, água, esgoto e mobilidade urbana. Na agricultura busca-se o aprimoramento da vigilância sanitária com rastreabilidade nas cadeias de suínos, aves e leite, melhoramento do controle de fronteiras e ampliação da capacidade de isolamento para doenças de notificação obrigatória.

Foram discutidas também a conclusão da adutora de água do rio Chapecozinho, a conclusão de novos reservatórios de água para Chapecó, implantação da Estação Aduaneira do Interior (EADI), dar seguimento ao projeto do contorno leste de Chapecó com estudos para a construção de uma nova ponte sobre o rio Uruguai, aumentar a participação dos municípios no rateio do ICMS, entre outros.

O Fórum de Competitividade e Desenvolvimento foi criado em 2013 por iniciativa da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina) e da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado) para planejar o crescimento com foco no desenvolvimento econômico sustentável. Trata-se de um órgão técnico de articulação, orientação e integração regional na definição de diretrizes voltadas à competitividade e ao desenvolvimento do Oeste. Tem como objetivos promover a integração regional para discutir suas competências, de forma a proporcionar condições para o seu desenvolvimento e competitividade; construir uma agenda participativa; desenvolver um plano de ação visando aglutinar as diversas iniciativas, projetos e propostas e articular a captação e aplicação de recursos e a elaboração de estudos.

Publicidade